segunda-feira, 18 de março de 2013

Turismo a lazer perde espaço para negócios

Quase metade dos turistas visitaram o Rio em 2012 por motivo de trabalho ou congressos na cidade

O Rio de Janeiro não atrai só turistas interessados em conhecer as belezas da cidade. De acordo com o anuário da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro e da Federação de Comércio do Rio de Janeiro, entre os 1,7 milhão de turistas que se hospedaram em hotéis em 2012, 48% estavam na cidade por motivo de negócios ou congressos, enquanto 30% por lazer. O tempo médio de permanência na cidade foi de 3 a 4 dias.

"O turismo de negócios vem liderando a ocupação hoteleira carioca na última década. Isso mostra o impacto do desenvolvimento econômico, além de reduzir a sazonalidade do setor", comentou o presidente da Abih-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro), Alfredo Lopes, em nota.

Um levantamento do Rio Convention e Visitors Bureau aponta que ano passado o número de eventos agendados superou em 53% em comparação a 2011. Entre janeiro e dezembro de 2012, foram 208 congressos e feiras, contra 136 no mesmo período no ano anterior. Ao todo, esses encontros atraíram 253 mil visitantes e geraram uma renda de R$ 760 milhões. Os turistas são brasileiros em sua maioria: 60,3%.

Lazer na alta temporada

Nos meses de alta temporada (dezembro, janeiro e fevereiro), no entanto, a maior parte dos turistas que visita à cidade vem por motivo de lazer.

Fonte:http://www.destakjornal.com.br/noticias/rio/turismo-a-lazer-perde-espaco-para-negocios-184831/

Nenhum comentário:

Postar um comentário