segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Rio de Janeiro vira referência no turismo esportivo

O turismo esportivo conquista seu espaço no Rio de Janeiro e se torna o grande filão do setor. Dados do Rio Convention & Visitors Bureau apontam que os turistas que vêm ao Rio nos próximos dois anos são atraídos, em sua maioria, pelos eventos deste segmento. 

“Não precisamos esperar até o Mundial para ver esse movimento”, acredita o presidente-executivo do Rio CVB, Alfredo Lopes, mencionando como exemplo o Rio Open - mais importante torneio de tênis da América do Sul, realizado até ontem, dia 23, no Jockey Club. 

A organização ainda não divulgou o balanço sobre o evento, mas a expectativa era de que 40 mil pessoas acompanhassem de perto as partidas de tenistas como Rafael Nadal, David Ferrer, além dos brasileiros, Thomaz Belluci e Bruno Soares.  

“O tênis é um dos esportes que possuem torcedores cativos e que movimenta o turismo esportivo ao redor do mundo. Acreditamos que 40% do público estimado seja composto de visitantes, incluindo espectadores, delegações e patrocinadores”, avalia Alfredo. 

Os números não mentem. De acordo com a Faberg Tennis Tour, agência oficial do Rio Open, 70% dos pacotes vendidos foram comprados por turistas. Os pacotes, que foram comercializadas em menos de três horas, chegavam até R$ 3,5 mil e ofereceriam boxes em localização privilegiada, cadeiras nas primeiras filas no fundo da quadra, alimentação, tranfers e hospedagem.  

Em entrevista realizada para o site da Meio & Mensagem, Marcia Casz, vice-presidente de esportes da IMX, organizadora do campeonato, afirma que o torneio de tênis será para o Rio igual o GP da Fórmula 1 é para São Paulo. O Rio Open entrou oficialmente para o calendário de eventos da cidade.

Seguindo a agenda esportiva da cidade, a Copa do Mundo promete trazer, apenas para o Rio, 1,2 milhões turistas, sendo 413 mil estrangeiros e 841 mil brasileiros, de acordo com dados do Ministério do Turismo. Números da ABIH-RJ apontam que cerca de 90% dos empreendimentos hoteleiros, associados à entidade, estão com os quartos ocupados para o período.  

Já os Jogos Olímpicos de 2016 serão responsáveis pela vinda de 380 mil turistas estrangeiros e, de acordo com o Rio2016, 1,2 milhão de brasileiros, principalmente dos mercados emissores internos como São Paulo, Belo Horizonte e os arredores da capital do Rio.  “A partir do início de 2015 a movimentação de visitante no Rio deve ser afetada com um crescimento de cerca de 10% e a partir do início de 2016 até 2018, em cerca de 20%”, conta Alfredo. 

De acordo com a ABIH-RJ, o Rio de Janeiro possui, atualmente, 33.500 quartos de hotel. Desses, cerca de 22 mil são quartos de hotelaria convencional. Os demais são albergues, pousadas, cama e café, entre outras. A expectativa da entidade é que os hotéis associados fiquem com até 100% de ocupação durante as Olimpíadas. 

Fonte:http://www.mercadoeeventos.com.br/site/noticias/view/103496/rio-de-janeiro-vira-referencia-no-turismo-esportivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário