segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Programas qualificam para 40 mil novas vagas até 2016

Cursos formam jovens gratuitamente. Hotéis também investem na reciclagem profissional

POR AURÉLIO GIMENEZ

Rio - Em 2012, o Rio terá uma das melhores temporadas de verão, informa a Riotur, empresa municipal de turismo. A expectativa é que o número de turistas de dezembro a março supere o registrado na temporada passada. Para evitar possível “apagão” de mão de obra nas áreas de Hotelaria e de Turismo, os setores público e privado investem na capacitação. Parceria da Prefeitura do Rio com a Escola de Hotelaria Windsor oferece 160 vagas em cursos para moradores da Rocinha, Vidigal, Pavão-Pavãozinho, Rio das Pedras e Baixada. Outro fator é que a abertura de 10 mil quartos na rede hoteleira vai gerar, até 2016, 40 mil oportunidades de empregos.

“REFERÊNCIA NO MERCADO”

As seis turmas começam em janeiro, no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, em São Conrado. São cursos de formação para camareira, arrumador, garçom e garçonete (8h às 12h30) e para barman, barwoman e reparador polivalente (13h15 às 17h30).

Os candidatos devem ter Ensino Médio completo ou em curso, a partir de 18 anos de idade e disponibilidade para frequentar aulas de segunda a sexta-feira, além de estar fora do mercado de trabalho formal (sem carteira).

“Nossa proposta é que os alunos sejam referência de qualidade no mercado hoteleiro”, afirma o idealizador do projeto, Marcos Bezerra, gerente geral do Windsor Barra. De acordo com pesquisa da Riotur, a Cidade do Rio deve atrair 3.017 milhões de visitantes neste verão.

Formação na capital e no interior

ESCOLA WINDSOR
Cursos: camareira, arrumador, garçom, garçonete, barman, barwoman e reparador polivalente. Duração de cada curso: 4 meses.

Inscrições: Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare. Avenida Niemeyer 776, sala 1.604 — São Conrado. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

SENAC RIO
Curso: recepcionista e camareira em meios de hospedagem.

Locais: Centro Politécnico de Duque de Caxias, Irajá e Macaé. Valor: R$ 949 (a instituição oferece bolsas de 20%, 50% e 80%). Duração: 160 horas. Informações: 4002-2002 ou no site www.rj.senac.br.

Escola forma os primeiros profissionais

Para atender ao crescimento do mercado de Turismo, a Cidade do Rio tem, hoje, 3.548 quartos de hotéis em construção e outros 3.560 projetos licenciados a serem entregues até dezembro de 2013. Presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira no Rio (ABIH-RJ), Alfredo Lopes disse que a meta é atingir 10 mil novos quartos até os Jogos Olímpicos em 2016 — o que resultaria em 40 mil vagas de empregos.

“A expectativa é contratação de 40 mil trabalhadores em turismo até 2016. Para cada unidade construída, o setor calcula oferta de quatro postos de trabalho diretos e indiretos”, afirmou Lopes.

Para formar novos profissionais, surgiu a Escola de Hotelaria Windsor — uma parceria da Prefeitura do Rio, da rede de hotéis Windsor, da ONG Centro de Cidadania Cidade Maravilhosa e do departamento de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), responsável pelo conteúdo das aulas de língua portuguesa e de inglês. A formatura da primeira turma ocorreu há duas semanas. Muitos dos 97 participantes já garantiram emprego em hotéis.

“O curso foi além do que eu imaginava. Aprendi sobre o prazer de servir, tudo sobre vinhos e até inglês. Fui contratado. Este é meu primeiro emprego com carteira assinada”, contou Pedro Felipe dos Santos, 18 anos, que participou do curso voltado à formação de garçom e trabalha no Hotel Windsor Barra.

Luane Martins Cândido, 26, formou-se como barwoman: “As aulas foram um diferencial na minha carreira. Aprendi muitas coisas novas em aulas gratuitas. Agora, sou uma barwoman e espero que esse aprendizado abra novas portas para mim”, avaliou.

Hotel banca formação e retém talentos

Além de investimentos em mão de obra nova para atender ao setor hoteleiro, grandes redes também investem na qualificação dos próprios empregados, como forma de reter o bom profissional e evitar a perda de trabalhadores capacitados.

Um dos estabelecimentos que recorre à prata da casa é o Ipanema Plaza, pertencente à bandeira Golden Tulip. O hotel banca aperfeiçoamento e treinamento dos funcionários que tenham, no mínimo, seis meses de contrato.

“Aprender outras funções dentro do próprio hotel pode ser decisivo para a ascensão na carreira. A chance de um funcionário crescer na empresa, realizando seu trabalho com satisfação, significa motivação para um bom desempenho e resulta na qualidade dos serviços prestados aos hóspedes. Investir no funcionário é investir também no futuro do hotel”, explica a gerente geral do Ipanema Plaza, Mônica Paixão.

Fonte: http://odia.ig.com.br/portal/economia/html/2012/1/programas_qualificam_para_40_mil_novas_vagas_ate_2016_215309.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário