sábado, 30 de maio de 2015

Obra na Marina da Glória chega a 35% de sua execução

No início do ano, a notícia do corte de 298 árvores para a reforma da Marina da Glória revoltou moradores e ambientalistas, que chegaram a montar um acampamento de protesto em frente à entrada da obra, na Zona Sul do Rio. Palco da vela nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e parte integrante do Aterro do Flamengo, a Marina é administrada desde agosto de 2014 pela BR Marinas, empresa que comprou a concessão da REX, do empresário Eike Batista, e terá o direito de administrar a área até 2036. Em meio a polêmicas e tentativas de embargo, a obra chega ao seu sexto mês com 35% das intervenções já executadas e previsão de entrega para dezembro deste ano.

- O projeto está totalmente dentro do cronograma. Queremos inaugurar a nova Marina em dezembro para aproveitarmos os festejos pelos 450 anos do Rio e os 50 anos do Aterro do Flamengo. Esta será a primeira marina urbana do país, um grande legado que as Olimpíadas deixarão para a cidade. Hoje, o mercado náutico do Rio não se desenvolve por causa da falta de local para guardar barcos. Fizemos um estudo e chegamos à conclusão que o Rio tem carência de 1 mil vagas para embarcações. Vamos entregar 655 - afirmou o CEO da BR Marinas Rio, Pedro Guimarães.

Orçada em R$ 64 milhões, com todos os recursos bancados pela iniciativa privada, a obra transformará completamente o local. Na principal mudança estética, a cobertura pontiaguda de lona será substituída por um jardim. O projeto atual pretende ocupar um terço do que previa a antiga concessionária: 12 mil metros quadrados. Para os Jogos, a principal instalação temporária será um píer com capacidade para 10 mil espectadores na Praia do Flamengo, em frente ao local da medal race.

Ilustração mostra como ficará a nova Marina da Glória (Foto: Divulgação )

A intenção da BR Marinas é que o espaço vire uma grande área de convivência após a sua inauguração, em dezembro. O grupo pretende oferecer escolinhas de vela, cursos de mergulho e stand up paddle. A nova Marina da Glória terá 25 lojas, quatro restaurantes, 470 vagas para carro, além de quiosques e espaço para eventos. Até o fechamento para a reforma, a Marina da Glória contava com 40 lojas, um restaurante e 1.450 vagas para carros. A diminuição em alguns dos números pode ser explicada pelo novo formato de exploração pretendido pela BR Marinas, que almeja o aumento da área de lazer do espaço.

- As novas lojas serão todas voltadas para o mercado náutico e atenderão mais a um público específico. As vagas de carro diminuirão pois aumentaremos o espaço de convivência. Queremos atrair famílias, casais, jovens, crianças e todo o tipo de pessoas. Calculamos que vamos gerar um total de 2 mil empregos, juntando as atividades náuticas da Marina com o comércio local - revelou Pedro Guimarães.

Área está sendo completamente reformada (Foto: André Durão)

Ex-subsecretário de turismo do Rio, o CEO da BR Marinas Rio contou ainda que a empresa plantará 509 mudas na área do empreendimento, para compensar as 298 árvores cortadas para a execução da obra. O contrato com a prefeitura prevê ainda o plantio de outras 3.082 mudas, em local a ser definido.

- Pode ser que boa parte dessas 3.082 árvores sejam plantadas no próprio Parque do Flamengo, só não sei se haverá espaço para todas. Quanto às árvores cortadas, tudo foi autorizado pela prefeitura e pelos órgãos de preservação ambiental e patrimonial competentes. Das árvores que cortamos, 178 eram de espécies exóticas e invasoras e 30 estavam mortas. Vamos replantar seguindo o conceito original do Parque do Flamengo, tanto é que contratamos o escritório do Burle Max (responsável pelo projeto do Parque) para fazer o reflorestamento - comentou.

Apesar da promessa de replantio de árvores, Pedro Guimarães contou que a fase de obras de paisagismo da Marina começará apenas após os Jogos de 2016.

- Não fazemos antes, porque o Comitê Olímpico Internacional nos solicitou uma área grande de apoio para as competições. Terminados os Jogos, entregaremos à sociedade uma Marina completamente revitalizada e melhorada - finalizou o CEO.

Fonte:http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2015/05/alvo-de-polemica-obra-da-marina-da-gloria-chega-35-de-sua-execucao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário