quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Prêmio Melhores Práticas






Patrícia Mattos, do Sebrae; Glória Brito, da Riotur; Pedro Guimarães, subsecretário de Turismo; Mariangela Rosseto, do Sebrae; Kelly Faria e Andrea Cota, da Riotur (foto: divulgação)


O Rio de Janeiro recebeu os troféus da I Chamada para a Premiação das Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional - Estudo de Competitividade 2010, concedido pelo Ministério do Turismo (Mtur). A cidade venceu na dimensão "Capacidade Empresarial", com a realização do projeto "Rio + Hospitaleiro", da Secretaria Especial de Turismo do Município e na dimensão "Infraestrutura Geral", da Delegacia Especial de Atendimento ao Turismo (Deat). A cerimônia de premiação aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).

"É com muita honra que recebemos esses troféus das mãos do Mtur pelo trabalho que desenvolvemos pela Secretaria Especial de Turismo para capacitar os profissionais que atuam diretamente com o turismo da cidade", comemora o secretário municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello.

O troféu foi concedido às 27 experiências consideradas modelos para o desenvolvimento turístico regional. Os projetos recebidos foram avaliados e selecionados conforme as 13 dimensões do Índice de Competitividade 2010: infraestrutura geral; acesso; serviços; equipamentos e atrativos turísticos; marketing e promoção e aspectos ambientais, sociais e culturais são exemplos das dimensões avaliadas. As práticas premiadas foram divididas e analisadas entre capitais e não-capitais.

Serviço:
www.turismo.gov.br

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Oficina de Sensibilização

Promovido pelo MTur e Instituto Marca Brasil, e com o objetivo de promover o alinhamento dos atores locais sobre a importância da competitividade, por meio da cooperação e do pensamento inovador, foi realizada em 13 de maio no Rio de Janeiro a Oficina de Sensibilização do Projeto Gestão dos 65 Destinos Indutores.

O Projeto objetiva capacitar os atores locais para a gestão do turismo, ampliar os conhecimentos sobre planejamento estratégico, fortalecer a governança e a inter-relação do destino Rio de Janeiro com a região.

O que é o Grupo Gestor (GG) ?
É um grupo de trabalho indicado pela instância local composto pelas entidades representativas da iniciativa privada, poder público e terceiro setor. Deve pertencer a instância de governança local, quando existir e ter representante da região turística.

Missão do GG Rio:
Exercitar a governança para a melhoria da competitividade do Destino Rio de Janeiro.

Programação da Oficina:
Papel, atribuições e composição do GG Rio
Conceitos do estudo de competitividade, suas dimensões e variáveis
Apresentação das ações priorizadas pelo GG Rio
Plano de ação a partir da matriz GUT
Apresentação do Sistema de Gestão (SG65) como apoio ao Planejamento Estratégico
Apresentção da REDEREG

O foco da oficina foi a Inovação como fator de competitividade do destino. Inovação é o ato ou efeito de inovar, tornar novo, renovar, introduzir novidade, sendo preciso que seja percebida e aceita  pelos mercados.