terça-feira, 29 de maio de 2012

Prefeitura promete cidade mais organizada e turística na Rio+20

MARCUS VINICIUS PINTO
Direto do Rio de Janeiro

Mais ônibus, táxis organizados e mais postos de informações turísticas são as promessas da Secretaria de Turismo para os dias da conferência da ONU para a sustentabilidade, a Rio+20, que começa no dia 20 de junho - eventos pararelos têm início no dia 13. Com o pedido de que as pessoas evitem utilizar transportes particulares, principalmente durante os dias do evento principal (20, 21 e 22 de junho), o prefeito Eduardo Paes anunciou algumas novidades. "No próximo dia 6 vamos inaugurar o primeiro trecho da Transoeste, um corredor exclusivo para quem trafega entre Santa Cruz (zona oeste) e o terminal Alvorada na Barra da Tijuca, que é uma obra importante. São obras que causam transtorno agora, mas que vão transformar a cidade", diz o prefeito Eduardo Paes.

Para facilitar a vida de quem se desloca pela cidade, a frota de ônibus será aumentada em 30% durante o evento. "E ainda vamos criar uma linha de ônibus especial nova entre o Rio Sul (em Botafogo) e o Riocentro, passando pelos principais hotéis da orla para facilitar a vida de quem vem para participar dos eventos", informou Antonio Jofre, diretor da Secretaria de Transportes do município. "Esse aumento é apenas um número inicial. Teremos capacidade de aumentar isso se for necessário", garantiu. Antonio Jofre diz que as tarifas de ônibus comuns e especiais não vão mudar.

Os táxis não vão ter restrições de circulação e vão ter locais especiais de parada no Riocentro e nos demais locais de eventos. Nos aeroportos, onde há sempre problemas de táxis pirata e tarifas abusivas, a presidente da CET-Rio, Claudia Sessin, afirma que tudo está sendo planejado junto com a Infraero para que ocorra em ordem. "No sábado, dia 2, vamos implantar no (aeroporto) Santos Dumont o projeto Táxi Boa Praça, para que todos possam trabalhar sem prejudicar o trânsito e devidamente credenciados, para impedir que não credenciados peguem passageiros. Os locais para os táxis vão estar gradeados e com cones", informou. Metrô e trens da Supervia, que ligam a zona oeste à Baixada e ao Centro do Rio, não têm prevista nenhuma operação especial.

A Secretaria de Turismo também anunciou um aumento no número de locais de postos de informação turística nos principais postos turísticos da cidade. Nos aeroportos, os postos vão estar abertos até às 23h, e a prefeitura vai editar um guia especial da cidade alusivo à Rio+20. Sobre o controle dos flanelinhas e dos falsos guias de turismo na cidade, o secretário de Conservação, Carlos Roberto Osório, lembrou que o policiamento na cidade vai estar reforçado. "A cidade não vai e nem quer virar uma Lausanne, na Suíça, mas já estamos melhorando essa situação", concluiu Eduardo Paes.

Sobre a situação dos moradores de rua e das cracolândias na cidade, o comandante da Guarda Municipal, Coronel Lima Castro, disse que já foram feitas ações preventivas e que a inteligência da segurança está monitorando a movimentação dessas pessoas. "Vamos ter uma ação especial de acolhimento durante a Rio+20", diz Lima Castro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário