segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Carnaval supera expectativas de empresários do Turismo carioca

O Carnaval surpreendeu, até mesmo o empresariado carioca, envolvido em perspectivas pessimistas na economia fluminense, brasileira e além, em cenário de baixa confiança do consumidor e possibilidade de recessão neste ano. Dados consolidados sobre os impactos da movimentação de pessoas na capital fluminense durante a folia deste ano só saem a partir desta semana, pela Riotur. Representantes do Turismo carioca, porém, já apontam ganhos da data para este segmento da economia. É em datas comemorativas, inclusive, que empresários devem apostar para conseguir melhores resultados nos negócios, aposta a Fecomércio RJ. 
Só o terminal de Cruzeiros do Rio de Janeiro, o Píer Mauá, registrou um recorde de oito navios atracados simultaneamente na segunda-feira (16), contribuindo com uma movimentação de 25 mil pessoas. No dia anterior, o porto recebeu sete navios e, no sábado, três. Na madrugada de domingo para segunda, seis navios pernoitaram no local, fato inédito na história do Píer. A Riotur calculava que a capital carioca receberia, no total, 977 mil turistas, que movimentariam US$ 782 milhões. No início deste mês, o então secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio, Julio Bueno, chegou a destacar que o grande número de turistas resultaria na geração de empregos e renda para o Estado, que passa por uma série crise econômica. 
A Fecomércio RJ, em nota enviada ao JB, ressaltou a característica do Carnaval de gerar inovação, mesmo com todas as dificuldades. "O Carnaval é notabilizado pela criatividade, improviso, pela transformação do simples em luxo, arte de inovar a partir da dificuldade. Nada melhor para um ano como o de 2015. Num cenário de confiança em baixa, inflação, dólar e juros em alta, mercado de trabalho em desaceleração e, por conseguinte, crescimento hesitante, viagens domésticas, fantasias econômicas e compras para a despensa estão em alta às vésperas da festa. Comemoração que aquece diversos segmentos, como hotelaria, bares e restaurantes, vestuário e acessórios, transporte e comunicação, em termos de faturamento e postos de trabalho."
Para a entidade, como este ano deve ter consumidores seletivos, o empresário fluminense deve apostar ainda mais nas datas comemorativas para melhores resultados nos negócios. "Segundo a Riotur, 977 mil turistas devem movimentar o Rio na festa. Sem falar na movimentação do folião carioca e fluminense. É tudo o que a economia precisa neste momento", apontou. 
Na hotelaria, houve acréscimo de seis pontos percentuais em relação ao registrado no ano passado. A taxa de ocupação média da rede hoteleira do Rio de Janeiro neste carnaval chegou a 83,79%, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ). 
O maior índice foi nos bairros de Ipanema e do Leblon, que superaram 90% de ocupação média (92%). Em seguida vieram os bairros de Copacabana e Leme, com taxa de 85,34, do Flamengo e de Botafogo, com 83,10%, e o Centro, com 82,25%. A Barra da Tijuca surpreendeu a indústria, com taxa de ocupação de 77%, um aumento de quase 10 pontos percentuais em relação ao resultado do ano passado. 
Para o presidente da ABIH-RJ, Alfredo Lopes, as expectativas foram superadas. "O carnaval carioca foi fortemente prestigiado, principalmente, pelos turistas nacionais, que ocuparam mais de 70% dos quartos vendidos”.
O presidente da Abav-RJ, George Irmes, em conversa com o JB por telefone, comemorou a movimentação maior que no ano anterior, que ele acredita que deve ficar em um acréscimo entre 5% e 10%. A entidade, que representa os agentes de viagem do Estado, ficou com os setores 8 e 9 do Sambódromo, e vendeu todos ingressos. Ele também chamou a atenção para o aquecimento de uma região antes evitada pela maioria dos visitantes do Rio, a Barra da Tijuca, como confirmaram os números da ABIH-RJ, e também a maior movimentação de turistas de outros estados. As obras da cidade atrapalharam um pouco, mas tudo deu certo, garantiu.
Nos dois estandes no setor 9 e no setor 8 no Sambódromo, setores turísticos, a Abav conta com 60 pessoas trabalhando. "Foi bastante interessante", comentou Irmes, lembrando, por exemplo, da grande chuva de domingo e do kit oferecido, que contava com capa de chuva, entre outras coisas. "Correu tudo maravilhosamente bem, se vendeu tudo. Eu acredito que [quando os números estiverem fechados] deve haver algum aumento, entre 5% e 10%." 
Píer Mauá teve recorde de chegadas de cruzeiros, com alguns pernoitando no local
Píer Mauá teve recorde de chegadas de cruzeiros, com alguns pernoitando no local
Irmes ressalta que o setor de Turismo ainda contou com uma ajuda adicional, o atendimento dos agentes de viagem aos navios que chegaram ao terminal de cruzeiros do Rio, com traslados e city tours a pontos turísticos como o Corcovado e, principalmente, ao Sambódromo. 
As obras na cidade inteira e o bloqueio de ruas criaram um "problema sério" de logística para esses profissionais", já que a movimentação de pessoas foi maior que no ano anterior. Irmes pondera que, em alta temporada, de qualquer forma, a situação fica caótica em áreas turísticas de qualquer lugar do mundo. 
"A cidade não está preparada, por conta dessas obras todas, para receber uma quantidade de turistas grande. Mas tudo correu bem, com toda a dificuldade que as agências enfrentaram", destacou sobre o atendimento aos passageiros dos navios. 
"O Porto, por exemplo, é um caos. Como é que você pode colocar naquele lugar, que está derrubado, cheio de problemas, 20 ou 30 ônibus? É impossível." Quando as obras estiverem prontas, entretanto, acredita o empresário, haverá condição de oferecer um atendimento melhor. A Abav, durante os dias de desfile, tem trânsito livre para chegar ao setor 9.
Um movimento que também contribuiu foi a chegada de turistas antes do previsto, devido a programação de blocos de rua, principalmente os turistas nacionais. "O Carnaval continua sendo, junto com Réveillon, o ponto máximo do turismo do Brasil, e principalmente da cidade do Rio de Janeiro. É um ganho, graças a Deus, muito bom."
Fonte:http://www.jb.com.br/economia/noticias/2015/02/22/carnaval-supera-expectativas-de-empresarios-do-turismo-carioca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário