sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Turistas nacionais aumentam presença no Carnaval do Rio


Economia em crise tem efeito claro no turismo brasileiro. Cada vez mais, quem chega ao Rio dispensa passaporte.

A crise internacional deve mudar um pouco a cara do turista que vai visitar o Rio no Carnaval. Nos hotéis, os estrangeiros já não serão maioria como antes.

Trocar o frio do Hemisfério Norte pelas praias, caipirinhas e o Carnaval não soa nada mal. O Rio de Janeiro é destino certo para muitos europeus e americanos nessa época do ano.

Frank, holandês, está feliz com a escolha para curtir as férias. “O Rio é muito legal”, ele diz, mas turistas como Frank estão ficando menos frequentes. A economia em crise na Europa e patinando nos Estados Unidos tem um efeito claro no turismo brasileiro.

Mesmo que o gringo, aquela tradicional figura da cena carioca, já não dê mais as caras com tanta frequência, o Rio de Janeiro não pode reclamar de que anda recebendo poucos visitantes.

Cada vez mais, quem chega ao Rio dispensa passaporte. “Sem dúvida, a gente tem o turista internacional, mas tem muito turista doméstico vindo. Ainda mais agora, que o brasileiro tem viajado cada vez mais”, diz Antônio Pedro, secretário de Turismo do Rio de Janeiro.

Em outros carnavais, levando-se em conta só os quartos ocupados de hotéis, 70% estavam com estrangeiros. Para este ano, o índice deve cair para 50%. A outra metade será de brasileiros.

“O hóspede brasileiro fica menos tempo, consome menos, mas acho que tem sido a grande salvação do Rio de Janeiro por conta dessa queda de mercados internacionais”, afirma Alfredo Lopes, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-RJ).

Seja quem for o visitante, o Rio segue a vocação de agradar a novos ou velhos amigos. “O Rio de Janeiro é muito bonito, maravilhoso. Eu conheço o mundo inteiro, mas o Rio de Janeiro ganha de qualquer lugar a que já fui”, diz o advogado Carlos Inácio.
 
Fonte:http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2013/01/turistas-nacionais-aumentam-presenca-no-carnaval-do-rio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário