segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Carnaval no Brasil deverá atrair 900 mil turistas

O Instituto Brasileiro do Turismo, Embratur, espera este ano uma afluência de 900 mil turistas no Carnaval do Rio de Janeiro. O mais emblemático Carnaval do Mundo deverá dar um importante contributo para que o Brasil atinja a meta de sete milhões de turistas a visitar o país em 2014.

O Carnaval mais emblemático do Mundo deverá atrair 900 mil turistas este ano. Pelo menos é esta a perspetiva do Instituto Brasileiro do Turismo, Embratur, que quer, com isto, ultrapassar a barreira de 2013 e fazer com que sete milhões de pessoas visitem o Brasil em 2014.

“O Carnaval do Rio é, claramente, um dos grandes produtos turísticos do Brasil e um evento com uma enorme projeção mediática internacional. Em ano de Mundial de Futebol, eventos como este mostram que o Brasil, além de ser o ‘país do futebol’, tem uma grande variedade de ofertas turísticas. Em 2013, batemos a barreira dos seis milhões de turistas estrangeiros e este ano queremos alcançar os sete milhões. O Carnaval do Rio será, seguramente, muito importante para atingirmos esta meta”, lê-se no comunicado da Embratur, assinado pela diretora de Mercados Internacionais, Leila Holsbach.

O Carnaval do Rio de Janeiro terá início a 28 de fevereiro, domingo, e terminará a 4 de março, na chamada terça-feira gorda. Este é o mês mais quente no hemisfério sul e aquele em que, no Brasil, se atingem temperaturas mais elevadas.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Turismo estimula hospedagens alternativas para a Copa

O Ministério do Turismo mobilizou representantes das doze cidades-sede da Copa do Mundo para investirem em hospedagens alternativas para o torneio. A capital Brasília avançou em seu programa de hospedagens do tipo cama e café, com inscrições de 325 residências, e prepara um camping com capacidade para receber cerca de 450 pessoas. O Rio de Janeiro acelerou ações para receber turistas em cruzeiros e cama e café.

O Ministério do Turismo recomendou, no fim do ano passado, que as cidades-sede elaborassem um plano de contingência em caso de excesso de turistas, preparando-se para a montagem de acampamentos públicos temporários e estruturas de alojamento.

O objetivo é oferecer leitos a preços acessíveis a turistas brasileiros e estrangeiros e ajudar a conter o preço abusivo de parte dos meios tradicionais. “Queremos estimular o mercado a oferecer hospedagens adequadas para os diversos perfis de turistas que a Copa do Mundo atrai sem prejuízo dos meios tradicionais”, explicou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Para o ministro do Turismo, o dado indica que o próprio mercado pode regular aqueles que queiram praticar diárias com valores abusivos. “Quando você aumenta a oferta, tem capacidade de fazer com que o próprio mercado coloque juízo naqueles que queiram praticar uma diária exorbitante”, disse Gastão Vieira.

As hospedagens alternativas agradam brasileiros e estrangeiros. Do total de visitantes internacionais (5,67 milhões) que estiveram no país em 2012, estima-se que quase a metade deles (44,2%), ou seja, 2,5 milhõesescolheram esse tipo de hospedagem durante sua estada no país. Os albergues e camping (4,9%) abrigaram 278,1 mil estrangeiros, as casas alugadas (11,9%) outros 675,4 mil e as casas de amigos e parentes (27,9%) mais 1,58 milhões de visitantes.

De acordo com a Pesquisa de Serviço de Hospedagem, do IBGE, e dados levantados pelo MTur, as hospedagens alternativas disponíveis acrescentam 59.713 leitos às capitais da Copa, entre eles 3.491 na modalidade pensões de hospedagem, como o cama e café; 3.804 em albergues; 22.478 leitos em imóveis para aluguel e 29.940 em motéis. Até a Copa, segundo um levantamento do Ministério do Turismo, de dezembro de 2012, estão previstas mais 25.548 unidades habitacionais em hotéis, apart hotéis e pousadas.

O Ministério criou um site para divulgar opções de hospedagens alternativas em capitais como Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).

Turistas aplaudem pôr-do-sol no Rio e fogem do calor com banho noturno

Principal atração turística da cidade que mais atrai visitantes estrangeiros no Brasil  recebe aplausos coletivos diários quando o Sol quente desaparece no mar
Aitor Álvarez García, da EFE
RIO - A Pedra do Arpoador, que divide as praias de Copacabana e Ipanema , é o lugar mais concorrido do Rio de Janeiro na hora do pôr-do-sol, especialmente no verão.
Diariamente, milhares de cariocas e turistas comparecem ao local munidos de câmeras fotográficas para registrar as imagens das tardes do cenário mais procurado pelos viajantes estrangeiros no Brasil.
A beleza da paisagem e a trégua no forte calor animam o início da noite e muitos elegem o momento para um banho verdadeiramente refrescante.
O forte calor do verão carioca este ano transformou até as praias em um suplício durante o dia. O Sol parece fogo quando os termômetros marcam temperaturas acima dos 40 graus centígrados, o que é comum nos meses de janeiro e fevereiro.
Por volta das 19 horas, uma massa de pessoas começa a dirigir-se para a Pedra do Arpoador, famosa por ser um ponto de encontro de surfistas, que aproveitam as ondas dia e noite graças à iluminação artificial.
Caipirinha. Alguns levam cadeiras e estabelecem uma privilegiada tribuna particular. A vista inclui a praia de Ipanema, o imponente morro Dois Irmãos, com a favela do Vidigal, e o esperado pôr do Sol.
Para tornar a espera ainda mais aprazível, vendedores ambulantes oferecem cerveja, refrescos e caipirinha, bebida que faz sucesso entre os estrangeiros.
O cenário não é exclusivo do Arpoador: em qualquer lugar do Rio de Janeiro há ambulantes oferecendo algo frio para refrescar o calor.
Mas, no Arpoador, quando o Sol finalmente desaparece no mar, todos se unem em um longo aplauso para homenagear um dos pontos altos do turismo na cidade que mais atrai visitantes estrangeiros no Brasil.
Show. O aplauso é de satisfação no destino favorito de 2014, por ser a sede da final da Copa Mundial de Futebol.
Quando a noite começa, muitos mergulham para aproveitar a temperatura um pouco mais agradável, o que significa algo em torno dos 30 graus centígrados às nove da noite.
O mar continua quente e há menos gente na areia. Grupos de amigos, famílias e casais aproveitam a praia com calma. Finalmente podem estar em uma das praias mais famosas do mundo, Copacabana ou Ipanema, sem as dificuldades habituais de qualquer dia de verão.
Carlos Maldonado, um turista paraguaio que está passa férias no Rio com a família, aproveita as horas mais frescas do entardecer depois de horas ao Sol.
Nostalgia. "Trouxemos música, isopor com bebidas, cadeiras e até lanternas, porque queremos aproveitar as horas em que a praia está mais tranquila", diz Carlos, sem levantar-se de seu trono particular instalado a um metro de água.
Os brasileiros também aproveitam a praia noturna. Caroline e Marcio, um jovem casal sentado na areia após o aplauso ao pôr do Sol, asseguram que sempre chegam no fim da tarde para aproveitar a temperatura mais amena e a praia menos cheia.
A noite é o refúgio e o refresco para os turistas que compartilham a alegria com outros visitantes, conhecidos ou não. O entardecer e a noite sempre foram momentos nostálgicos. Imaginá-los no Rio de Janeiro é ainda mais bonito.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Assinado termo de compromisso para normalizar Trem do Corcovado

O secretário do Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro, e o presidente da Companhia de Trem do Corcovado, Sávio Neves, assinaram hoje (6) um termo de compromisso com medidas para normalizar o funcionamento do Trem do Corcovado, na zona sul do Rio.
A intenção da Companhia de Trem do Corcovado, concessionária da estrada ferroviária do Corcovado, é melhorar a operação de transporte a um dos mais conhecidos cartões-postais do Rio.
De acordo com o documento, deve ser instalado um kit de emergência em todos os vagões dos trens, incluindo lanternas, ferramentas e equipamentos de comunicação. Todas as viagens deverão ter um mecânico que possa solucionar imediatamente qualquer problema técnico que surgir. Ficou acertado, ainda, que a venda pela internet será ampliada. Atualmente ela representa 93% do movimento. O compromisso inclui, também, dar mais conforto aos passageiros, com distribuição de água e assistência a idosos e pessoas com necessidades especiais.
A empresa se comprometeu também a informar à Secretaria de Turismo, em regime de plantão, qualquer problema operacional grave que interrompa o fluxo de passageiros.
O presidente da Companhia, informou, na cerimônia, que, desde 2005, foi protocolado um pedido à Secretaria de Patrimônio da União do Governo Federal com o projeto de renovação da frota, que tem 35 anos de serviço. A empresa quer comprar três novos trens suíços e aumentar a capacidade máxima de 4.200 pessoas por dia para 9 mil passageiros. Sávio Neves disse que até agora o pedido não foi atendido pelo governo federal.
“Em 2005 nós protocolamos este pedido para nos antecipar ao problema que está acontecendo agora. Os trens já estavam atingindo idade avançada e precisávamos nos antecipar ao cenário de grandes eventos. A burocracia não autorizou. Agora com a nova licitação a renovação da frota vai ser compulsória. De qualquer maneira neste patamar de 4.200 já está esgotada”, esclareceu.
O secretário Ronald Ázaro disse que o compromisso cria uma tranquilidade pela qualidade e pela capacidade que a companhia Trem do Corcovado tem para fazer as operações. “Criamos um compromisso que não é só com o governo do estado, mas, principalmente, com os turistas que vêm ao Rio de Janeiro e ao Corcovado, para dar a tranquilidade ao funcionamento, sabendo que vai ter a preocupação grande com a segurança, de aumentar a carga de capacidade para ter mais acesso aos novos turistas e ao conforto que pode ser oferecido”, disse.
Na sexta passada (3), uma pane em um dos trens, por volta das 19h50, impediu a saída de vários turistas do Corcovado. Por causa da escuridão, 120 turistas que desciam na composição defeituosa tiveram de usar a luz dos celulares para iluminar a região. Eles aguardaram por cerca de duas horas até serem recolhidos por outra composição e pelas vans. Outros turistas ficaram na plataforma localizada na base do Cristo Redentor à espera de um transporte. Houve muita confusão também nas bilheterias com os turistas pedindo de volta o pagamento das passagens.

Secretaria de Turismo e ICMBio definem novas regras nas Paineiras

A secretaria municipal de Turismo do Rio de Janeiro informa que, após encontro com o presidente do ICMBio, Roberto Vizentin, na tarde desta segunda, no Centro de Operações Rio, a Estrada das Paineiras será fechada para o tráfego de veículos e passará a funcionar apenas como área de lazer até o dia 9 de março. 
Também será intensificada na região a operação da Prefeitura que envolve órgãos como a Guarda Municipal e a Cet-Rio, com o objetivo de ordenar a área do entorno do Corcovado, proporcionando, assim, mais comodidade e conforto aos cariocas e turistas. 
Também ficou definido no encontro que o ICMBio solicitará às concessionárias responsáveis pelas vans e pelo trenzinho que apresentem nas próximas semanas alternativas para a melhoria do serviço de transporte para o acesso ao monumento.

sábado, 4 de janeiro de 2014

Tour gratuito pelo Centro do Rio

Inspirados no modelo europeu, em que pequenas e grandes empresas oferecem tours guiados e gratuitos, três jovens guias de turismo resolveram implantar a iniciativa no Rio de Janeiro. Assim nasceu o Rio Free Walking Tour, que oferece de segunda a sexta, chova ou faça sol, tours recheados de história e curiosidades pelo Centro do Rio. 
O ponto de encontro é o Theatro Municipal, colado à estação de metrô da Cinelândia, e dali os turistas partem em direção à Lapa, onde conhecem a história da colorida Escadaria Selarón.
Em seguida, visitam os Arcos da Lapa, a Catedral do Rio de Janeiro, o imponente Convento de Santo Antônio, no Largo da Carioca, a belíssima Confeitaria Colombo e, ponto final do trajeto, a Praça XV, com paradas no Paço Imperial e no Arco do Teles. 
Ao longo de todo o tour, que percorre 2,5km e dura cerca de 3 horas, os turistas conhecem a história do Rio de Janeiro, desde o tempo de colônia portuguesa às construções modernas que hoje abriga. O tour tem início às 9h30 e é oferecido em inglês e português. 
SERVIÇO
Rio Free Walking Tour
98600-2593
Ponto de encontro: Segunda a sexta às 9h30, em frente ao Theatro Municipal, na Cinelândia 

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Réveillon do Rio encanta mais de 2 milhões

Eventos , (Divulgação/Riotur)
(Divulgação/Riotur)
O Réveillon de Copacabana teve como tema o filme "Rio 2", dirigido por Carlos Saldanha, e foi um dos mais coloridos e cheios de forma da história. Os fogos multicoloridos, a presença da arara-azul Blu e de seus companheiros e os shows encantaram quem participou da cerimônia em Copacabana. O evento em Copacabana atraiu mais de dois milhões de espectadores, fora os que acompanharam de casa ou que estiveram em outras festas pela cidade.

"A festa mais uma vez foi incrível, provando que o Rio de janeiro tem o maior réveillon a céu aberto do planeta. Um dos momentos mais emocionantes ficou por conta do beijaço e seus 100 corações no ar, que contagiaram toda orla de Copacabana. A queima de fogos com 16 minutos de duração foi um verdadeiro show de imagens com símbolos da natureza desejando a todos um 2014 "azul". Nos outros dez palcos espalhados por toda a cidade se viu muita emoção e energia positiva para celebrar a chegada do novo ano", afirmou Antonio Pedro Figueira de Mello, secretário de Turismo do Rio.

Cerca de 20 artistas se apresentaram durante mais de nove horas ininterruptas de shows nos três palcos montados ao longo da orla. O Dream Team do Passinho, Nando Reis, Lulu Santos e Carlinhos Brown foram alguns dos artistas. Pela cidade muitos outros shows, como em Madureira, com Pedro Lima, o Bigode Grosso do The Voice Brasil. A Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, campeã do carnaval 2013, encerrou a festa em um dos palcos de Copacabana, que contou também com a participação dos DJs Duda M e Zabumba. A Beija-Flor e a Unidos da Tijuca também animaram em outros pontos da orla.

A Riotur espera 767 mil turistas nessa época na cidade, com geração de US$ 614 milhões em receita.