segunda-feira, 2 de junho de 2014

Rio já começa a receber cerca de 90 mil turistas estrangeiros para a Copa



A pouco mais de uma semana para o início do Mundial, já tem turista no Rio para acompanhar a Copa. O Ministério do Turismo estima que 90 mil estrangeiros, segundo o Ministério do Tursimo, devem passar pela cidade. As boas-vindas aos turistas estão por toda a cidade. Simpatia que também conquistou os cariocas.

“Viramos turistas. Vale a pena. Domingo em família tirando foto. O coração está muito feliz”, disse a conferente Mirian Borges.

Os turistas americanos capricharam na pose em frente ao palco da final da Copa. Uma cena que vai se repetir centenas de vezes, nos próximos dias. Além dos estrangeiros, o Rio deve receber quase meio milhão de brasileiros. A cidade é o principal destino dos turistas. Os visitantes vão deixar R$ 1 bilhão na cidade.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, a expectativa é que 90% dos quartos sejam ocupados.

Num hostel, na Lapa, no Centro do Rio, já está no clima da Copa. Não há mais vagas para os dias de jogos. Turistas de vários países já chegaram. O Lars, de 40 anos, é da Suécia, e está no Brasil pela primeira vez. O Richard é da Inglaterra. Depois, do Rio, também vai a São Paulo e Belo Horizonte. E tem dois argentinos, o Sebastian e o Jorge, que vestem verde e amarelo.

Richard diz que o primeiro passeio foi na Praia de Copacabana. Adorou tomar sol. Ele contou que, onde mora, a temperatura está em torno dos dez graus.

Os turistas podem até não se dar conta, mas tem gente de olho em tudo. São os 400 funcionários do Centro de Operações, que se revezam em três turnos para monitorar a cidade. Novas câmeras foram instaladas. Uma perto do Maracanã e outra na Avenida Presidente Vargas. No total, são mil câmeras à disposição.

O tempo também vai receber atenção especial. Os boletins meteorológicos, normalmente são emitidos a cada oito horas, serão atualizados a cada três horas nos dias de jogo.

Os caminhos que as seleções vão percorrer pela cidade já foram definidos. São 110 rotas entre as principais e alternativas. Estão todas nesta lista. O percurso não pode ser divulgado por questão de segurança, mas o Bom Dia Rio tem um exemplo, partindo do Centro de Operações indo até o Maracanã. Pela rota principal, a equipe levaria cinco minutos para chegar até lá.

Acima, há outra alternativa, com o tempo de 14 minutos. Nesse momento, então seria escolhida a rota principal. O Marcelo, técnico do Centro de Operações, vai clicar para ver outras informações no painel. O caminho, em verde, indica que o trânsito está bom neste momento. E dá para ter acesso também às câmeras do Centro de Operações para ter uma avaliação mais completa se esse realmente é o melhor caminho.

Na segurança da cidade, 20 mil policiais, militares, civis e federais. O reforço que já pode ser visto em várias regiões da cidade. No domingo (1º) à noite, vários carros da Guarda Municipal e da Polícia Militar faziam policiamento na Avenida Vieira Souto, em Ipanema, na Zona Sul.

Fonte:http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/06/rio-ja-comeca-receber-cerca-de-90-mil-turistas-estrangeiros-para-copa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário