terça-feira, 20 de março de 2012

Alunos da rede municipal conhecem pontos turísticos do Rio

Por Waleska Borges
Agência O Globo

RIO - Cerca de 13,5 mil crianças, entre 9 e 11 anos, do ensino fundamental da rede municipal de ensino, estão sendo preparadas para serem "Anfitriões do Futuro". Os estudantes vão conhecer pontos turísticos do Rio para que, durante eventos em que o Rio for palco - como a Copa do Mundo, a Jornada Mundial da Juventude e os Jogos Olímpicos -, possam falar e mostrar a cidade para os turistas. Dois ônibus turísticos, com capacidade para 45 crianças em cada um deles, vão sair diariamente das escolas para roteiros pré-definidos. Os passeiros serão gratuitos e vão ocorrer durante toda semana.

Nesta segunda-feira, um grupo de estudantes da Escola municipal Vivaldo Ramos de Vasconcelos, em Paciência, visitou o Parque Lage. A aluna Camila da Silva de Oliveira, de 10 anos, que mora na Zona Oeste, estava feliz em ter um dia de passeio. A menina, que já tinha visitado com a escola a Praia de Copacabana e a Lagoa, nunca tinha ido ao Parque Lage:

- Achei legal. É muito interessante conher outros lugares - comentou Camila.

O Secretrário municipal de Turismo, Antônio Pedro, disse que as atividades com esse perfil melhoram a autoestima e refletem positivamente no desempenho escolar. Ele lembrou que, ao fim de cada mês, a melhor frase que responder a pergunta "O que é ser um Anfitrião do Futuro?" vai premiar um aluno. O ganhador vai poder fazer um passeio de helicóptero pela cidade.

- Estamos oferecendo a estas crianças da rede municipal a chance que as da rede privada têm de passear pela cidade. Mais tarde, quando ocorrerem os Jogos, essas crianças já serão adolescentes e vão saber e conhecer a cidade onde moram para mostrá-la ou falar dela aos visitantes - disse Antônio Pedro.

O Anfitriões do Futuro é um projeto da Riotur com parceria da Secretaria municipal de Edicação e o apoio da iniciativa privada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário