sexta-feira, 9 de novembro de 2012

RJ: obras de mobilidade vão integrar cidade turisticamente

Por: Rafael Massadar

Os investimentos em mobilidade para a Copa do Mundo e Olimpíadas foi o tema mais abordado no Painel sobre infraestrutura do seminário “Rio: Destino do Mundo” realizado na manhã desta sexta-feira, dia 9, pelo Conselho Empresarial de Turismo Pró-Rio da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ). Os destaques foram a construção de Bus Rapid Transit (BRT, o "Ligeirão"), e a ampliação da linha do metrô.

O novo secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, enfatizou que o carioca vai ter um novo modelo de mobilidade. De acordo com ele, as ruas do Rio deverão perder 2,9 mil ônibus convencionais nos próximos quatro anos, segundo cálculos da prefeitura e da Rio Ônibus, com a plena operação dos corredores Transoeste, Transcarioca, Transolímpico e Transbrasil. O número representa um terço dos 8,7 mil coletivos em circulação. Veículos que serão aposentados gradualmente com a alteração ou eliminação de linhas e a migração dos passageiros para os “ligeirões”.

"Isso mudará radicalmente com os corredores expressos. Concluir os BRTs é o norte da secretaria. A mudança será gradual, mas em meio a muitas obras. Vamos precisar da compreensão do carioca, que terá que reavaliar seus hábitos, rever seus horários, evitar ao máximo o deslocamento de carro. Além disso, em parceria com o Governo do Estado vamos investir fortemente no trem e metrô", disse.

O secretário especial de Turismo da cidade do Rio de Janeiro, Pedro Guimarães, fez questão de lembrar que as mudanças irão beneficiar o Turismo local. Segundo Osório, a ligação entre os aeroportos Galeão e Santos Dumont através dos BRTs e sobre veículos leves sobre trilhos (VLT) vai beneficiar não só a ligação entre ambos, mas também, com a Zona Portuária que vai receber o Projeto Porto Maravilha.

"Isso vai fazer com que possamos cada vez mais integrar a cidade turisticamente. Não estamos fazendo só uma obra de transporte. Estamos mudando a realidade do Rio de janeiro no que se refere à convivência das pessoas. A área do Porto Maravilha vai se tornar um dos locais mais visitados em breve", finalizou.

O VLT do Centro traz ao Rio o conceito de transporte público integrado, conectando estações de metrô, trens, barcas, BRTs, redes de ônibus convencionais e aeroporto. O sistema terá 42 estações, seis linhas e 26 km em vias, de ida e volta. A distância média entre as estações é de 400 metros. Cada vagão comporta até 450 passageiros, e o tempo máximo de espera entre um trem e outro varia de 5 a 15 minutos, de acordo com a linha.
 
Fonte:http://www.mercadoeeventos.com.br/site/Noticias/view/90350

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