Enquanto as estrelas do esporte mundial terão que esperar mais três anos e meio para brilhar na primeira edição dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos da América do Sul, um batalhão de diferentes profissionais prepara a cidade para receber os ilustres visitantes com tapete vermelho e braços abertos. Um dos maiores projetos urbanos em curso no Brasil, a revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro, que receberá as vilas de mídia e de árbitros, um centro de convenções e dois hotéis com 500 quartos cada durante os Jogos, segue o cronograma que irá transformar a área desvalorizada e esvaziada em um chamariz para novos empreendimentos.
No dia 1º de março, um dos carros-chefes da remodelação que está em curso na zona portuária será inaugurado. Trata-se do Museu de Arte do Rio (MAR), que pretende contar a história da cidade através da arte e terá um acervo permanente e mostras temporárias de longa e curta duração, de âmbito nacional e internacional. O museu vai ocupar dois prédios distintos interligados por uma passarela: o Palacete Dom João VI, do início do século passado, e outro de estilo moderno, onde vai funcionar a Escola do Olhar. Cerca de 270 trabalhadores dão os últimos retoques na construção, que deverá receber cerca de 200 mil visitantes por ano.
“Fiquei impressionado com a quantidade de obras que o porto está recebendo. A região tem tudo para se transformar em uma das mais bonitas do Rio e fazer parte de tudo isso é uma grande honra. Assim que ficar pronto vou trazer toda a minha família para visitar o museu”, disse o colocador de fórmica, Élcio Luís Maciel, de 42 anos. “A cidade vai ficar ainda mais maravilhosa do que ela já é. Nossos filhos terão ainda mais orgulho de dizer ‘sou carioca’”, concordou Everaldo Costa Mendes, de 39 anos, que também trabalha no acabamento do MAR.
A outra vedete da região será o Museu do Amanhã. As obras de reforço estrutural do píer Mauá e execução das fundações do museu começaram em dezembro de 2011 e estão na fase final. Ainda sem data definida para sua inauguração, o espaço terá como tema principal o desenvolvimento sustentável do planeta.
Fonte:http://rio2016.com/noticias/noticias/regiao-do-porto-comeca-a-ganhar-cara-nova-com-inauguracao-do-museu-de-arte-do-rio?utm_source=mail2easy&utm_content=News21&utm_campaign=Rio+2016+%7C+Newsletter&utm_medium=e-mail
Nenhum comentário:
Postar um comentário