sábado, 5 de julho de 2014

Sucesso da Copa fará turistas voltarem a viajar pelo Brasil

Rio - O sucesso da Copa do Mundo vai contribuir para que muitos turistas que estão no país para o Mundial voltem em uma próxima oportunidade. Usando como base a expectativa da Copa de 2010, na África do Sul, e a dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, que tiveram aumento de 6% a 10% na movimentação de turistas nos anos seguintes aos eventos, o Brasil deve receber de 360 mil a 600 mil pessoas, segundo previsão do Ministério do Turismo. Atualmente, o Brasil atrai seis milhões de turistas por ano, em média.
Os australianos Aibhlin de Brás, Ben Barnes, Sam Moon, Meg Penn e Nicole Meo estão no Brasil há mais de duas semanas, querem voltar
Foto:  Estefan Radovicz / Agência O Dia





























De acordo com o ministério, a Copa terá impacto positivo na economia do país. E vai aumentar a participação do setor turístico no PIB nacional, que atualmente corresponde a 3,7% do total das riquezas produzidas. 

O movimento será provocado pelo fluxo de visitantes durante os dias da Copa do Mundo. Estima-se que 3,7 milhões de pessoas, entre brasileiros e estrangeiros, estão em trânsito em todo território nacional. No começo da Copa, o ministro do Turismo, Vinicius Lages, chegou a estimar que os turistas desembolsariam um total de R$ 6,7 bilhões ao longo dos jogos em gastos na viagem.
O ministro lembrou dos bons resultados obtidos durante a Copa das Confederações ano passado. O reflexo foi que, logo após o evento mais de 70% dos turistas estrangeiros pretendiam voltar para a Copa. 

As primeiras pesquisas de satisfação feitas com turistas já confirmam que os estrangeiros estão com vontade de retornar ao país. Em Manaus, uma das 12 cidades-sede do Mundial, por exemplo, levantamento prévio feito pela Empresa Estadual de Turismo constatou que mais de 80% dos visitantes estrangeiros ficaram satisfeitos com a Copa do Mundo. Quando perguntado se voltaria ao Amazonas, 73,68% dos visitantes de fora do país responderam que vão retornar. 

Tanto a Riotur quanto Ministério do Turismo informaram que ainda estão fazendo pesquisa para aferir o grau de satisfação dos turistas e a motivação que eles teriam para voltar o país. Os resultados serão divulgados logo após o término do Mundial.

Mas nas ruas do Rio é possível ver que eles estão gostando do país. O grupo de norte-americanos Caroline Duki, 28 anos, David Ledoi, 32, e Austin Sherril, 29, chegaram há 15 dias e afirmam que voltarão. “O Brasil é lindo e queremos viajar aqui, estamos programando as próximas férias no Rio”, disse Caroline.

Os australianos Aibhlin de Brás, 24, Meg Penn, 25, Ben Barnes, 27, Sam Moon, 23, Andrew Ward, 23 e Nicole Meo, 24, estão no Rio há mais de duas semanas e já se sentem brasileiros. “Estive aqui no Carnaval, voltei para o Mundial e pretendo passar as próximas férias no Brasil. Não saio mais daqui”, brinca Meg.

Aeroportos registram recorde de passageiros
O volume de passageiros transportados nos 20 maiores aeroportos do país registrou recorde no último dia das oitavas de final da Copa, em 1º de julho. Na ocasião, passaram pelos terminais 533 mil, de acordo com a Secretaria de Aviação Civil (SAC).

O recorde anterior foi registrado em 27 de junho, data em que não houve jogos pela Copa e serviu de intervalo entre o fim da primeira fase do Mundial.Naquele dia, foram 528.616 passageiros que embarcaram e desembarcaram nos aeroportos do país

Já o pior desempenho em dias de Mundial, que começou no dia 12 de junho, foi o dia da abertura da Copa e data da estreia da seleção brasileira contra a Croácia. A secretaria informou que 434.447 pessoas embarcaram nos 20 maiores aeroportos brasileiros no dia 12.

Entre os dois dias houve um crescimento de 21,6% no fluxo de passageiros nos terminais do país. Para a secretaria, isso significa que a taxa de ocupação dos aviões foi aumentando ao logo dos jogos. As partidas entre Argentina x Suíça e Bélgica x Estados Unidos, na terça-feira, fizeram os aeroportos de São Paulo e Salvador, respectivamente, operarem com capacidade máxima.

Fonte:http://odia.ig.com.br/noticia/economia/2014-07-05/sucesso-da-copa-fara-turistas-voltarem-a-viajar-pelo-brasil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário