quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Passeios temáticos e gratuitos fazem parte da festa pelos 450 anos do Rio

Para comemorar os 450 anos do Rio, serão oferecidos até o dia 1º de março 450 passeios guiados por alguns lugares da cidade. Serão seis roteiros - três naturais, com capacidade de atender até 20 pessoas por vez, e três históricos-culturais, para até 30 pessoas. Conform mostrou o Bom Dia Rio, os passeios fazem parte do projeto Rio Walking Tour, que foi lançado durante a copa do mundo e levou 689 pessoas de 35 países diferentes para os tours gratuitos.
Os roteiros naturais irão explorar o Parque Nacional da Tijuca, o Morro da Urca e as cachoeiras do Horto. Os de perfil histórico-cultural vão levar os cariocas e turistas para a zona portuária e pequena áfrica - passado e futuro do Porto Maravilha. Nestes, os visitantes serão convidados a contemplar a arquitetura do Centro e da Lapa e a conhecer as igrejas, centros culturais e construções históricas.

Os passeios serão realizados de terça a domingo. Para se inscrever e obter mais informações sobre os passeios os interessados devem acessar o site http://www.rio2015.info/.
As inscrições podem ser feitas até as 20h do dia anterior ao passeio desejado.

Outros passeios
Além dos seis roteiros especiais para as comemorações dos 450 anos do Rio, organizados pela RioTur e pela Secretaria de Turismo, o comitê Rio 450 anos também está organizando passeios gratuitos para o mês de janeiro. Na segunda-feira (12), será realizado um roteiro temático sobre "As Catedrais de São Sebastião do Rio de Janeiro". A iniciativa faz parte do programa Roteiros Geográficos do Rio, coordenado pelo professor João Baptista Ferreira de Mello. Não é necessário se inscrever.

Já para o dia 25 de janeiro, estão programados outros dois roteiros: das 9h às 12h, o Projeto Rolé Carioca vai apresentar aos participantes a riqueza da Praça XV com seus exemplares das arquiteturas religiosa e colonial. O segundo roteiro será sobre a bossa nova, em Ipanema, organizado pelo Rio Free Walking Tour.

O passeio pela bossa nova será feito no dia do aniversário de Tom Jobim. Será mostrada a forte relação de Ipanema com a consagração do gênero musical. A esquina onde Tom Jobim e Vinicius de Moraes viram Helô Pinheiro passando a caminho do mar e pontos de interesse consagrados em outras canções estão no roteiro. Não é necessário fazer inscrição para estes dois passeios, mas os interessados podem confirmar presença no evento por meio da página no Facebook do Projeto Rolé Carioca.

Outros dois roteiros do programa Roteiros Geográficos do Rio serão realizados no fim do mês. Um deles será o "De Jobim a Drummond na orla do Rio", que partirá às 20h da escultura de Tom Jobim no arpoador. O segundo, "De Dom Pedro I a Joaquim Nabuco e Manuel Bandeira na Academia Brasileira de Letras", que sairá às 20h do monumento de D. Pedro I na Praça Tiradentes. Estes dois roteiros também não exigem inscrição.
Fonte:http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/01/passeios-tematicos-e-gratuitos-fazem-parte-da-festa-pelos-450-anos-do-rio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário