terça-feira, 3 de março de 2015

Europa: mercado prioritário na captação do turismo internacional

O Brasil em 2016 realiza mais um megaevento, as Olimpíadas, que acontecem no Rio de Janeiro, em agosto do próximo ano. De olho no que classifica como “uma janela de oportunidades”, o Ministério do Turismo (MTur) quer dar uma dimensão maior ao evento ao instituir 2016 como o Ano Olímpico do Brasil. Segundo o ministro do Turismo, Vinícius Lages, a estratégia de promoção internacional para aumentar o fluxo turístico começa pelas ações em feiras como a ITB, aliada a um conjunto de iniciativas que visa atrair um fluxo maior de visitantes.

“O mercado europeu é extremamente estratégico para a promoção turística do Brasil no exterior. Em 2013, tivemos 1,6 milhão de visitantes vindos dos países do Velho Mundo, o segundo continente com maior interesse no Brasil, atrás apenas da América do Sul. E a tendência é que esse número cresça progressivamente. A Europa é um polo emissor de turistas de alto poder aquisitivo, que estão entre os que mais viajam no mundo. Por isso, o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e o MTur trabalham com fortes ações de incremento de vendas do destino Brasil neste mercado. O importante, a partir de agora, é aproveitar a exposição pós-Copa dos destinos nacionais como oportunidade para alavancar o nosso receptivo”, destaca Vinicius Lages.

Pelas estimativas do MTur, um volume entre 350 mil a 500 mil turistas devem vir ao Rio para as Olimpíadas. “E a nossa ideia é criar mecanismos que facilitem a vinda de turistas ao Brasil, como por exemplo, a criação de um passaporte olímpico, além de oferecer pacotes promocionais reativando o programa Brasil Pass, que concede preços especiais em passagens aéreas”. Segundo ele, a ideia é promover o Brasil não apenas como destino de sol e praia. “Temos uma diversidade de produtos e serviços. É o caso da nossa rica gastronomia e queremos mostrar essa riqueza aos que nos visitam”, destaca.

Para Vinícius Lages é preciso promover uma grande articulação com outros setores da economia de modo a criar plataformas que divulguem produtos tipicamente brasileiros, como a moda, a cultura, a gastronomia. “É preciso mostrar que o Brasil é mais do que um país de inegáveis belezas naturais e tem muito mais a oferecer”. O dirigente também destaca a importância dar mais informações aos turistas que têm interesse no Brasil. “Para termos mais turistas precisamos ampliar as facilidades na emissão de visto de mercados como os Estados Unidos, entre outros”.
Segundo ele, existem barreiras a serem superadas como os programas de qualificação de mão de obra. “Todos sabemos da importância do tema para o desenvolvimento do país. E isso mostra a convergência que existe dentro do governo, pois no final do ano passado lançamos as diretrizes que vão nortear o novo Plano Nacional de Qualificação do Turismo, a ser lançado ainda em 2015. O objetivo é apoiar a qualificação de trabalhadores, gestores, empresários e empreendedores que atuam nos serviços vinculados às atividades turísticas”, explica Lages.

Vinícius Lages ressalta ainda a hospitalidade. “Precisamos não apenas receber bem, mas também gerar negócios e trabalhar melhor os eventos que temos, como a Fórmula 1 e o Carnaval. Temos que procurar criar uma rede integrada de modo a aproveitar o interesse do turista pelo nosso mercado. Também estamos revendo a estratégia da nossa promoção internacional que inclui a reformulação da Embratur e uma revisão dos recursos para campanhas que devem ser revistos e ampliados. Nossa presença tem sido muito insignificante em importantes mercados  internacionais e temos que mudar esse quadro. Uma maior articulação com o setor privado no estabelecimento de metas para alcançarmos objetivos em mercados prioritários, a definição de um novo mix de ferramentas de promoção e comercialização também está em pauta”, adiantou.

Vinícius Lages confirma que nesta nova etapa de sua gestão dará ênfase a promoção internacional junto aos principais destinos emissores. “Na primeira etapa da minha gestão  procuramos definir uma agenda turística com uma nova estratégia de promoção doméstica e uma normatização nas regras de operação do Ministério. Agora temos que pensar numa articulação em parceria com o setor privado para promoção doméstica e internacional de modo a diversificar a oferta turística”, finaliza.

Fonte:http://www.mercadoeeventos.com.br/site/noticias/view/115167/europa-mercado-prioritario-na-captacao-do-turismo-internacional

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