quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Rio recebe maior evento do setor de turismo das Américas

O 39ª Congresso da ABAV – A Feira das Américas, maior evento de turismo das Américas, volta ao Rio de Janeiro a partir hoje, no Riocentro.

Segundo a RioTur, a expectativa é de receber cerca de 20 mil participantes, entre eles agentes de viagens, operadores de turismo e jornalistas especializados nacionais e internacionais. Além do Congresso, três pavilhões do Riocentro são ocupados por expositores. Enquanto os pavilhões 2 e 3 são especializados em venda de destinos, o Pavilhão 4 é focado em empresas privadas, chamado de área de comercialização.

A A Prefeitura do Rio, através da Riotur, pela primeira vez tem um estande, no Pavilhão 4. Com o tema Porto Maravilha, o espaço é uma réplica de um armazém do Cais do Porto e nele serão apresentados novos projetos para o Porto Maravilha, além do calendário de evento dos próximos dois anos. O objetivo principal é a aproximação com o setor privado, facilitando a realização de negócios, visando o incremento da indústria do turismo na cidade.

Operadores receptivos de turismo carioca estarão presentes no estande, realizando negócios em várias especialidades do setor. Entidades como a ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de aventura), ABRAT-GLS (Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes) e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) estarão representadas no espaço.

Secretário Especial de Turismo e presidente da Riotur, Antonio Pedro Figueira de Mello confirmou nesta manhã, durante a abertura do 39ª Congresso da ABAV –Feira das Américas, que ele e o prefeito Eduardo Paes estão fazendo de tudo para que a evento permaneça no Rio de Janeiro no próximo ano.

“O congresso é de extrema importância no cenário nacional e incrementa o turismo da cidade”, explica.

Antonio Pedro foi considerado um dos 50 homens mais poderosos do turismo nacional pela revista Panrotas, divulgada durante a ABAV, sendo ele um dos dois únicos homens ocupando cargo público no país listados pela revista.

O evento acontece até o dia 21, das 11h às 18h, no Riocentro Exhibition & Convention Center, na Avenida Salvador Alende 6555, Barra da Tijuca. A ABAV se transformou, nos últimos anos, em uma ótima oportunidade de contato com o setor de turismo.

Calendário de eventos fortalece turismo carioca

Grande destino turístico da América do Sul e um dos maiores da América Latina, o Rio de Janeiro se consolida como capital de grandes eventos e recebe um número cada vez maior de turistas. A cidade maravilhosa vive uma das melhores temporadas já vivenciadas na sua história, com hotéis lotados, recordes de ocupação hoteleira e grande visibilidade internacional, resultado de um calendário oficial de eventos da Riotur cada vez mais forte.

De acordo com a ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro), a taxa anual de ocupação alcançará a média de 80% ao longo de 2011. O índice é o maior desde 2000. O aumento é significativo em comparação aos anos anteriores, quando oscilou entre 62% e 73%.

O Rio de Janeiro fechou os quatro primeiros meses de 2011 com as maiores taxas de ocupação hoteleira já registradas nos últimos 10 anos. Os meses de fevereiro, março e abril apresentaram índice de 79,12%, 81,8% e 78,64%, respectivamente. Janeiro foi a segunda melhor do mesmo período, com 77,73%.

Os grandes eventos que o Rio de Janeiro vem atraindo e a grande visibilidade nacional e internacional que a cidade alcançou estão elevando o número de visitantes, inclusive em épocas consideradas de baixa temporada. Durante o Carnaval de 2011 a taxa da ocupação hoteleira foi de 96%, segundo dados da ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro). Aproximadamente 1 milhão de turistas, sendo 40% de estrangeiros, visitaram a cidade, gerando uma receita de US$ 740 milhões.

Os hotéis do Rio também lotaram para o Rock in Rio, registrando recordes de ocupação, chegando a quase 100%. Foram 315 mil visitantes nacionais e internacionais e uma receita de cerca de US$ 420 milhões. Mês que costuma apresentar queda de 30% na ocupação hoteleira, maio apresentou uma taxa de superior a 70%, graças a eventos como Fórum Econômico Mundial, Viradão Carioca, Campeonato Mundial de Surf, além dos shows do ex-beatle Paul McCartney.

Em agosto, o UFC trouxe milhares de turistas para a cidade, que apresentou taxa de ocupação de 96% na Barra da Tijuca e 85% na Zona Sul. Durante o Réveillon o Rio deve receber mais de 700 mil turistas e a estimativa é de hotéis lotados.

E para os próximos anos a expectativa também é grande, devido aos grandes eventos já confirmados no calendário de eventos da Riotur. Em 2013 a cidade vai sediar a Jornada Mundial da Juventude, que deve trazer aproximadamente 2 milhões de turistas do mundo inteiro. O Rio vai receber ainda o Rio + 20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável), em 2012, a Copa das Confederações, em 2014, Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016, quando são esperados mais de 1.2 milhões de turistas nacionais e internacionais.

Para hospedar tantos turistas, o Rio de Janeiro dispõe, atualmente, de 26.316 mil quartos. Com o grande interesse dos empresários do ramo hoteleiro, a expectativa é de que a cidade tenha 31.722 quartos disponíveis em 2013, superando a meta estipulada pelo Comitê Olímpico Internacional para 2016, que é de 27,8 mil aposentos.

Fonte: http://diariodemocratico.com.br/rio-de-janeiro/3906

Nenhum comentário:

Postar um comentário