segunda-feira, 9 de julho de 2012

Nossa meta é 10 milhões turistas estrangeiros

Por: Flávio Dino

Na última semana, completei um ano de gestão à frente da Embratur, o órgão do governo federal responsável por estimular o crescimento da entrada de turistas estrangeiros no país. Um desafio importante, justamente neste momento em que o turismo brasileiro ganha uma nova importância. A realização de megaeventos, como a Rio+20 e outros tantos que se aproximam, como Copa das Confederações, Copa do Mundo, Jogos Olímpicos e Paralímpicos, fazem com que possamos colocar o turismo brasileiro em um novo patamar.

Desde que a Embratur passou a promover os destinos brasileiros lá fora, já tivemos um crescimento de 25% na entrada de turistas estrangeiros. Agora, nossa meta é saltar do patamar de 5,5 milhões de turistas estrangeiros por ano para a marca dos 10 milhões de turistas/ano, logo após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Além de dobrar a entrada de turistas, vamos triplicar a entrada de divisas – chegando à meta de US$ 20 bilhões.

Com a cobertura de milhares de jornalistas de todo o mundo, esses megaeventos nos possibilitam uma exposição única. Será uma chance histórica, em gerações e gerações, de o Brasil ser comentado no mundo.

Para aproveitar essa oportunidade, a Embratur está trabalhando para diversificar a imagem do país no exterior. Além de nossos atributos de sol e praia, pelos quais já somos mundialmente conhecidos, queremos agregar nossas manifestações culturais, como música, gastronomia e artes, que são uma boa tradução da alma brasileira, que é o que mais encanta o turista estrangeiro.

Por isso, estamos trabalhando uma nova campanha publicitária do Brasil, que será lançada no próximo dia 25 de julho em Londres, pela presidenta Dilma. Nessa campanha, vamos valorizar a experiência cultural que é visitar o Brasil.

Também nas press trips – viagens guiadas para jornalistas – já temos valorizado a diversidade cultural brasileira. Nos 12 meses em que estou à frente da Embratur, foram 90 press trips – com pelo menos 300 matérias publicadas como resultado direto.

A Embratur tem trabalhado ainda para apoiar a comercialização de destinos nos diferentes estados, diversificando a entrada de turistas pelo Brasil e, portanto, descentralizando os ganhos financeiros com as entradas de divisas que, somente nos primeiros cinco meses deste ano, ultrapassaram US$ 3 bilhões.

Por isso, investimos R$ 8 milhões no Programa de Apoio à Promoção Internacional de Voos Fretados, para auxiliar as secretarias de Turismo dos estados. Também disponibilizamos, no ano passado, R$ 12 milhões para que os governos estaduais fizessem sua promoção internacional. E, este ano, vamos aplicar novamente o mesmo valor, além de R$ 5 milhões para os municípios – totalizando R$ 17 milhões este ano.

Neste tempo, também aplicamos R$ 3,8 milhões no Programa de Apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais. Por intermédio de editais, a Embratur está selecionando projetos de órgãos públicos e de entidades sem fins lucrativos, para que mais eventos tragam dinheiro para a economia brasileira. Só na Rio+20, mais de R$ 70 milhões foram deixados pelos participantes nos 4 dias oficiais da conferência mundial.

São muitas ações que nossa equipe vem realizando, visando ao bom cumprimento da missão de grande envergadura a que a Embratur se dedica, servindo à causa do desenvolvimento do Brasil.

Flavio Dino, 43 anos, é presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), foi deputado federal e juiz federal

Fonte:http://www.mercadoeeventos.com.br/site/noticias/view/86349

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