A equipe brasileira da empresa de design de fontes, Dalton Maag, é a responsável por assinar a fonte proprietária que será utilizada em mensagens-chave dos Jogos Olímpicos de 2016. A criação foi inspirada nas letras e números do logotipo Rio 2016 e que une as marcas olímpica e paralímpica.
Como diferentes fontes poderiam ser criadas a partir do logotipo, a equipe utilizou a essência da marca Rio 2016 como parâmetro para a escolha do conceito de design final. No total, foram realizados 23 estudos, em oito meses de trabalho, até a criação dos 5448 caracteres. Os conceitos da marca Rio 2016 deveriam estar presentes desde o desenho de cada acento.
Além disso, a capital fluminense também foi fonte de inspiração para o grupo. O calçadão de Copacabana, por exemplo, está presente nas letras “M” e “N” e a letra “R” lembra um outro ponto turístico do Rio de Janeiro, a Pedra da Gávea.
“Como brasileiro apaixonado por tipografia, projetar a fonte para o Rio 2016 foi um trabalho dos sonhos. Além disso, este é um ótimo exemplo de como os type designers podem trabalhar em conjunto com os designers gráficos, contribuindo para fortalecer uma identidade", avaliou o designer da Dalton Maag, Fábio Hagg.
A diretora de Marca Rio 2016, Beth Lula (de amarelo), entre a equipe da agência Dalton Maag: Gustavo Soares, Fernando Caro, Fabio Haag, Claudia Gamboa, Bruno Maag e Ney Valle (foto Wander Roberto/Rio 2016)
A Diretora de Branding do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Beth Lula, destaca que criação da fonte é um importante legado dos jogos. “A criação de uma fonte proprietária vai eternizar as marcas e a essência dos jogos, além de ser uma grande valorização do design brasileiro”, concluiu.
Fonte:http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/eventos/pontos-turisticos-do-rj-inspiram-fonte-de-2016_80015.html
Como diferentes fontes poderiam ser criadas a partir do logotipo, a equipe utilizou a essência da marca Rio 2016 como parâmetro para a escolha do conceito de design final. No total, foram realizados 23 estudos, em oito meses de trabalho, até a criação dos 5448 caracteres. Os conceitos da marca Rio 2016 deveriam estar presentes desde o desenho de cada acento.
Além disso, a capital fluminense também foi fonte de inspiração para o grupo. O calçadão de Copacabana, por exemplo, está presente nas letras “M” e “N” e a letra “R” lembra um outro ponto turístico do Rio de Janeiro, a Pedra da Gávea.
“Como brasileiro apaixonado por tipografia, projetar a fonte para o Rio 2016 foi um trabalho dos sonhos. Além disso, este é um ótimo exemplo de como os type designers podem trabalhar em conjunto com os designers gráficos, contribuindo para fortalecer uma identidade", avaliou o designer da Dalton Maag, Fábio Hagg.
A diretora de Marca Rio 2016, Beth Lula (de amarelo), entre a equipe da agência Dalton Maag: Gustavo Soares, Fernando Caro, Fabio Haag, Claudia Gamboa, Bruno Maag e Ney Valle (foto Wander Roberto/Rio 2016)
Fonte:http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/eventos/pontos-turisticos-do-rj-inspiram-fonte-de-2016_80015.html
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