terça-feira, 18 de dezembro de 2012

ABIH-RJ entrega pedidos ao prefeito do Rio

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ) entregou hoje ao prefeito reeleito do Rio, Eduardo Paes, durante um café da manhã promovido pela entidade, uma série de pleitos para melhoria da infraestrutura do turismo do Rio. Coube ao vice-presidente da entidade, Fernando Chabert, da rede Othon, fazer o pronunciamento, já que Alfredo Lopes está de licença médica.

Entre os pedidos estão: definir com mais antecedência a programação de réveillon; adoção de inglês, espanhol e turismo como matérias letivas nas escolas municipais; novos estacionamentos; criação de quiosques de turismo na Zona Sul; e diminuição de ISS para agências de viagens, entre outros.

Eduardo Paes ouviu atentamente os questionamentos e depois respondeu, um por um, aos tópicos apresentados por Chabert. O prefeito falou ainda dos grandes eventos esportivos (Copa do Mundo, em 2014; e Olimpíadas, em 2016) que a cidade receberá. “Hoje temos um grande desafio, que é conscientizar a população e os empresários que esses grandes eventos já começaram. O que estamos investindo hoje é para o período dos jogos, mas é importante ressaltar que precisamos dar sustentabilidade a esses investimentos no período pós-jogos, a partir de 2017. Não adianta, por exemplo, criarmos mais dez mil novos quartos de hotéis para 2016 e eles ficarem ociosos a partir do ano seguinte às olimpíadas. Precisamos criar uma agenda mais intensa para que esses hotéis estejam sempre com uma ocupação acima da média”.

Sobre os pleitos apresentados pela ABIH-RJ, Eduardo Paes disse que é preciso ser objetivo e destacar os principais fatos. Ele pontuou que todas as escolas municipais já contam com aulas de inglês e algumas com aulas de espanhol. Incluir turismo como disciplina requer mais trabalhos e precisa ser discutido com o Ministério da Educação. Já sobre a criação de quiosques, Eduardo Paes se mostrou entusiasmado em resolver o problema, assim como a criação de novos estacionamentos.

O prefeito alertou ainda que o trânsito na cidade deve se manter “caótico” nos próximos anos por conta do incentivo fiscal dado pela União à indústria automobilística. No entanto, garantiu que a Secretaria de Transporte estuda a criação de um BRT ligando o Galeão até Copacabana, com uma parada no Centro da cidade. “Aí vamos conseguir fazer com que o turista chegue mais rápido ao seu hotel sem precisar encarar o trânsito da cidade”, disse. 
 
Fonte:http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/hotelaria/abih-rj-entrega-pedidos-ao-prefeito-do-rio_83960.html?pesquisa=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário