O turismo é uma esfera importante no desenvolvimento das relações russo-brasileiras. Nos últimos anos esta área de cooperação bilateral ganhou um impulso considerável, para o que contribuiu muito o cancelamento do regime de vistos desde 2010 para viagens de curta duração (até 90 dias) para os cidadãos dos nossos países. O acordo intergovernamental respectivo entre a Rússia e o Brasil foi assinado em 2008 e entrou em vigor em 7 de junho de 2010. Agora os turistas russos somente têm que comprar passagem aérea para chegar ao Rio de Janeiro e se deliciar com as praias locais maravilhosas, o mar agradável, os monumentos históricos da arquitetura, os vários pontos de interesse turístico e, com certeza, a conversa com a população local – cariocas amigáveis.
O número médio de turistas russos que visitam o Brasil é de aproximadamente 25 mil pessoas anualmente, sendo que nossos cidadãos estão cada vez mais interessados não só no turismo de praias, mas também no turismo de excursão, turismo ecológico e esportivo (pesca, surfing, asa delta, esportes radicais). A Cidade Maravilhosa apresenta todas essas possibilidades.
Vai se ampliando a representação geográfica de visitantes russos: além de moscovitas e residentes de São Petersburgo, o Rio se torna o destino cada vez mais procurado por residentes das regiões do centro, do sul e do norte do nosso país. O fluxo maior dos russos acontece nos períodos de dezembro a março, durante a assim chamada “contratemporada” em relação ao nosso inverno, quando o Brasil está no auge do verão. O número máximo de viagens turísticas acontece durante o Carnaval carioca, mundialmente conhecido (fevereiro-março), bem como durante a celebração em massa do Ano Novo (a festa do Réveillon), cujo ponto culminante são os magníficos fogos de artifício na famosa praia de Copacabana, de quatro quilômetros de extensão.
Claro que a Cidade Maravilhosa continua sendo a principal atração brasileira para os turistas russos. O maior número dos nossos compatriotas chega nomeadamente ao Rio, e só uma parte vai para outras cidades e locais de descanso que merecem atenção prioritária no enorme território do Brasil – por exemplo, Salvador, Foz do Iguaçu, Manaus, Búzios, Angra dos Reis e Paraty, entre outros.
Muitos turistas russos se destinam ao Rio de Janeiro para se deliciar nas praias da cidade, fazer viagens interessantes ou simplesmente tomar banho de sol, nadar e descansar. Muitos são atraídos pelas compras: grande número de lojas variadas, centros comerciais, butiques confortáveis que oferecem uma ampla diversidade de artigos, roupa da moda, inclusive juvenil, calçado, joalheria e pedras preciosas. Objetos de artesanato brasileiro, inclusive de pedra, cerâmica, madeira e couro, e outras lembranças podem ser adquiridos por preços acessíveis em várias artesanias e feiras. Entre elas destacam-se a feira noturna em Copacabana, em frente ao Hotel Rio Othon Palace, e a feira hippie de Ipanema, aos domingos.
Grande número de confeitarias, bares, restaurantes e pizzarias encantadores e hospitaleiros, especialmente em Copacabana, Ipanema, Leblon, Barra da Tijuca e Centro, também atraem a atenção dos turistas russos. Além da cozinha nacional brasileira (rodízio de carne e pescado, feijoada, moqueca, bobó, etc.) pode-se degustar lá pratos típicos de vários países (Itália, Espanha, França, Alemanha, China, Japão, Tailândia e países árabes).
Outros turistas russos chegam ao Rio de Janeiro como passageiros de cruzeiros marítimos que fazem paragens nas águas do litoral. Na alta temporada , em média 36 navios visitam o Rio anualmente. Dos 90 mil passageiros destes navios enormes, bonitos e brancos, até 2% a 3% podem ser viajantes com passaportes russos. Até um conhecimento breve da cidade deixa impressões vivas e inesquecíveis para eles. O número cada vez maior de cidadãos russos chega ao Rio para conhecer suas condições confortáveis de descanso e alojamento, atrações turísticas, belezas naturais e conversa com residentes amáveis e benevolentes.
Pode-se esperar que nos próximos anos o número de turistas russos no Brasil em geral e na Cidade Maravilhosa em particular vá aumentar. A razão para isso é a realização próxima de uma série de grandes eventos sociopolíticos e esportivos internacionais, inclusive a Copa do Mundo de futebol (junho-julho de 2014) e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Verão (agosto-setembro de 2016). Muitos turistas russos que vão assistir a esses eventos interessantes com certeza gostarão de visitar a bela cidade do Rio de Janeiro.
A ampliação do intercâmbio turístico russo-brasileiro numa perspectiva previsível irá contribuir para a aproximação e a melhor compreensão entre os cidadãos dos nossos países. O Rio de Janeiro e seus residentes vão desempenhar um papel considerável nisso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário