Um hábito normal dos cariocas e turistas adeptos às redes sociais se transformou em projeto e foi parar nas livrarias do Rio de Janeiro. A febre de postar no Instagram virou um fotodocumentário pelas mãos do profissional de criação André Galhardo. Em um ano, seis mil participantes postaram cerca de cem mil imagens da cidade com a hashtag do projeto, 365 foram selecionadas e compuseram o livro "@Rio365 - Um documentário fotográfico".
Em um ano, projeto reuniu cerca de cem mil fotos; 365 foram selecionadas para o livro (Foto: Arquivo Pessoal/@culafernandes)
"Eu morei durante oito anos em São Paulo e quando voltei para o Rio, percebi o quanto a cidade esta mudada e quantas coisas a serem retratadas existiam nela. Então, achei interessante fazer um jogo fotográfico, estimulando as pessoas a ter um olhar diferente e amável para o Rio de Janeiro", explicou Galhardo, que acrescentou ainda que para a seleção, o importante era a qualidade da imagem e a mensagem que a mesma transmitia.
"Uma equipe multidisciplinar de curadores selecionavam as melhores imagens e no final, uma era escolhida. O projeto foi maravilhoso, tanto que resultou em um livro de 216 páginas com versões inglês e português. O Instagram foi usado como ferramenta para reunir gente que ama o Rio, mas não imaginávamos o tamanho deste amor e o quanto bonito ele é", completou.As fotos publicadas no livro foram registradas por 181 participantes. Em um ano, eles foram desafiados com 52 temas - "Favelas", "Praias", "Calor", "Copacabana", "Rio Antigo", "Molduras", "Esportes", "Estádios", "Turismo", "Carnaval", entre outros -. A cada semana, uma fotografia era escolhida e o vencedor do bimestre ganhava um iPad. O objetivo foi documentar as intensas transformações urbanas da cidade.
Homem negro abraça bebê branco
Galhardo contou ainda que a foto campeã do projeto é de autoria da fotógrafa profissional Ana Carolina Fernandes (@culafernandes). Segundo ele, a imagem ganhou pela felicidade e pureza transmitida para o público. "Você olha para foto e ela te passa paz, calma e alegria. É uma imagem feliz, com uma energia muito forte. Retrata o não preconceito e o amor que este homem tem pelo bebê", relatou.
"Eu morei durante oito anos em São Paulo e quando voltei para o Rio, percebi o quanto a cidade esta mudada e quantas coisas a serem retratadas existiam nela. Então, achei interessante fazer um jogo fotográfico, estimulando as pessoas a ter um olhar diferente e amável para o Rio de Janeiro", explicou Galhardo, que acrescentou ainda que para a seleção, o importante era a qualidade da imagem e a mensagem que a mesma transmitia.
"Uma equipe multidisciplinar de curadores selecionavam as melhores imagens e no final, uma era escolhida. O projeto foi maravilhoso, tanto que resultou em um livro de 216 páginas com versões inglês e português. O Instagram foi usado como ferramenta para reunir gente que ama o Rio, mas não imaginávamos o tamanho deste amor e o quanto bonito ele é", completou.As fotos publicadas no livro foram registradas por 181 participantes. Em um ano, eles foram desafiados com 52 temas - "Favelas", "Praias", "Calor", "Copacabana", "Rio Antigo", "Molduras", "Esportes", "Estádios", "Turismo", "Carnaval", entre outros -. A cada semana, uma fotografia era escolhida e o vencedor do bimestre ganhava um iPad. O objetivo foi documentar as intensas transformações urbanas da cidade.
Homem negro abraça bebê branco
Galhardo contou ainda que a foto campeã do projeto é de autoria da fotógrafa profissional Ana Carolina Fernandes (@culafernandes). Segundo ele, a imagem ganhou pela felicidade e pureza transmitida para o público. "Você olha para foto e ela te passa paz, calma e alegria. É uma imagem feliz, com uma energia muito forte. Retrata o não preconceito e o amor que este homem tem pelo bebê", relatou.
Foto campeã do projeto @Rio365 foi tirada na Prainha, Zona Oeste. Na legenda da internauta: um homem negro, forte, de costas maciças abraça um bebê branco e pequenino. (Foto: Arquivo Pessoal/@culafernandes/Divulgação)
Além de André, profissionais como o jornalista Sidney Garambone e o humorista Hélio de La Peña, também participaram da curadoria do projeto, que teve o planejamento da agência de projetos digitais Horto. A coordenação e realização foi da Núcleo da Ideia e o patrocínio da Light e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio.
Participante registrou estação de trem no Rio lotada (Foto: Arquivo Pessoal/@alexandrelisboalago)
Além de André, profissionais como o jornalista Sidney Garambone e o humorista Hélio de La Peña, também participaram da curadoria do projeto, que teve o planejamento da agência de projetos digitais Horto. A coordenação e realização foi da Núcleo da Ideia e o patrocínio da Light e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio.
Participante registrou estação de trem no Rio lotada (Foto: Arquivo Pessoal/@alexandrelisboalago)
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