sábado, 7 de março de 2015

Turismo ganhará mais R$ 19 bi com feriadões este ano

Ano com seis datas ‘enforcadas’ deve estimular 11 milhões de viagens extras

Geralmente alvo de queixas de setores da indústria, os feriados têm forte impacto positivo para o turismo. Segundo estudo do Ministério do Turismo, os seis feriados nacionais combinados com fins de semana deste ano vão injetar R$ 18,66 bilhões na indústria nacional de viagens e turismo.

O levantamento, feito em parceria com a Fundação Getulio Vargas, considerou acréscimo de 20 dias para o calendário nacional de viagens de 2015.

Juntos, os feriados de 21 de abril (Tiradentes, terça-feira), 1º de maio (Dia do Trabalho, sexta-feira), 4 de junho (Corpus Christi, quinta-feira), 7 de setembro (Independência do Brasil, segunda-feira), 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida, segunda-feira) e 2 de novembro (Finados, segunda-feira) devem motivar cerca de 10,9 milhões de viagens domésticas extras por todo o país.

O cálculo não inclui os ganhos trazidos por Carnaval, Semana Santa, Natal e Réveillon.

De acordo com o ministro do Turismo, Vinicius Lages, os feriados dão fôlego extra ao setor: “As viagens movimentam os meios de hospedagem, o comércio e os demais serviços ligados ao turismo. Ano passado, foram 206 milhões de viagens pelo país, um recorde que temos condições de superar”, projeta Lages.

O feriado que, segundo o estudo, mais deve aquecer a economia é o 12 de outubro (Dia da Criança), com R$ 3,44 bilhões.

Puxado pelos números de São Paulo e do Rio de Janeiro, destinos mais visitados, o Sudeste deverá registrar as maiores movimentações financeiras e de viajantes entre as cinco regiões brasileiras.

Os destinos paulistas deverão arrecadar R$ 2,27 bilhões com 2 milhões de viagens extras para o estado. Enquanto isso, a perspectiva de ganhos para o turismo do Rio de Janeiro é de R$ 1,16 bilhão em 883,3 mil viagens.

Para o Nordeste, a estimativa é de R$ 3,17 milhões oriundos de cerca de 10,9 milhões de viagens extras, com Bahia e Ceará sendo os principais alvos dos turistas.


Fonte:http://www.monitormercantil.com.br/index.php?pagina=Noticias&Noticia=167036&Categoria=CONJUNTURA

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