sexta-feira, 10 de junho de 2011

Recursos do BNDES para hotelaria na Copa podem dobrar a R2 bi

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Os créditos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para hotéis e hospedagens que serão construídos ou reformados para a Copa do Mundo de 2014 deve dobrar para 2 bilhões de reais, segundo o superintendente do banco, Ricardo Ramos.

No ano passado, a instituição lançou um programa de um bilhão de reais para atender o setor hoteleiro. Segundo o Ramos, a demanda por recursos tem sido forte e o banco deve dobrar essa linha até o fim do ano.

Entre os projetos mais conhecidos já contemplados por recursos do banco estão o hotel Glória, que está sendo reformado pelo grupo EBX, do empresário Eike Batista, e uma nova unidade da rede Ibis, também no Rio de Janeiro.

"Provavelmente vamos aumentar em mais 1 bilhão (de reais). Recursos não faltam e a ampliação já está sendo solicitada. A nova linha também vai valer para novos empreendimentos e reformas", disse Ramos nesta sexta-feira a jornalistas.

"Com a aproximação da Copa é que a remodelação e a construção vão se acelerar. Temos muitas consultas."

Pelo programa, os projetos que são ambientalmente mais sustentáveis ganham prazos mais elásticos de financiamento e taxas de juros menores.

OLIMPÍADAS

Também nos preparativos para as Olimpíadas de 2016, o Rio de Janeiro avalia como levantar outros recursos para obras.

Nesta sexta-feira, a secretária de Fazenda do Rio de Janeiro, Eduarda de La Roque, descartou temporariamente a idéia do município de obter recursos no mercado externo com a emissão de títulos batizados de "olimpic bonds".

A proposta do município era levantar no mercado 2 bilhões de dólares para financiar obras nas áreas de habitação e de mobilidade urbana. Mas a emissão de títulos precisaria de anuência do governo federal, que teria que mexer na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A prefeitura ainda precisa financiar 4 bilhões de reais para viabilizar os investimentos.

"Não estamos autorizados a emitir bônus enquanto perdurar nossa dívida que vai até 2029 e isso está fora de cogitação", disse a secretaria.

"A gente mandou um pedido para a Fazenda e para o Tesouro, mas já há declarações do secretário Arno (Augustin) que é contra, porque tem que mexer na LRF. Concordo, porque do ponto de vista político é muito delicado, mas do ponto de vista econômico faria muito sentido."

O município espera reforçar a demanda pelos recursos assim que o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles assumir o cargo de Autoridade Pública Olímpica.

"Vamos sentar com governo federal e estadual para saber como vamos financiar esses 4 bilhões que faltam... Isso (emissão de bônus no exterior) por enquanto está descartado."

(Por Rodrigo Viga Gaier)


Fonte: http://oglobo.globo.com/economia/mat/2011/06/10/recursos-do-bndes-para-hotelaria-na-copa-podem-dobrar-r2-bi-924657701.asp#ixzz1OtlmCNxN

© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário