segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Estátuas na orla do Rio encantam turistas

Os turistas que chegam ao Rio têm tido a chance de descobrir mais um charme da cidade. Agora nem todos os caminhos da orla levam à praia. Uma caminhada no calçadão pode ser um belo passeio pela história da música e da literatura.

Sol, mar e uma paisagem de tirar o fôlego. Não é por acaso que a orla do Rio reúne praias famosas no mundo todo. Lugar de esportes, diversão e encontros. Alguns deles com a história. "Com certeza, o mundo passará para abraçar Tom Jobim", diz uma mulher.

Uma escultura lembra o escritor, desenhista, humorista e jornalista Millôr Fernandes, que morreu em 2012. Na outra ponta da praia, no Leme, o homenageado é o compositor Ary Barroso, morto em 1964.

Três grandes personalidades brasileiras estão separadas por curtas caminhadas. O maestro Tom Jobim e seu violão compõem a paisagem do Arpoador. Bem pertinho, do outro lado, em Copacabana, o encontro é com Dorival Caymmi.

E a menos de cem metros, se surgir aquele cansaço, com este calorão, o frequentador pode aproveitar um banquinho ao lado do poeta Carlos Drummond de Andrade. Alguns fãs generosos tentam refrescar o poeta, não poupam chamegos, fazem pose e até confidências.

O movimento não para. O comerciante do Recife José Eduardo Lima viu a escultura de perto pela primeira vez. “Uma pessoa muito importante para a cultura brasileira. Então, foi muito bom encontrar ele nesse banquinho em Copacabana”, diz o turista.

O estudante mineiro Erick Moreira diz ter coisas em comum com o poeta. “Estudo na UFMG, e a gente sempre ouve falar dele, que ele fez farmácia lá. Muito legal”, conta o estudante.

Amândio Amaral é aposentado e adora fazer o passeio pelas estátuas.

“Caymmi é mais tranquilo. Mas o Drummond virou uma marca da praia. Agora eu vou até Ipanema para ver o Tom”, planeja o aposentado Amândio Amaral.

Mas, antes, tira uma foto com o ídolo e faz uma homenagem.

Fonte:http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/12/estatuas-na-orla-do-rio-encantam-turistas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário