quarta-feira, 6 de julho de 2011

Curso de Turismo com Ênfase na Indústria do Entretenimento

A exemplo de outros países, que passaram pela mesma experiência de Olimpíadas e Copa Mundial de Futebol, a captação desses eventos certamente servirá como um “divisor de águas” para o mercado turístico brasileiro. Inserido num rol qualificado de destinos-sede, doravante o Brasil terá que ampliar rápida e eficientemente a oferta de mão de obra especializada para atender um público de todas as procedências, culturas, hábitos e, por conseqüência, dotados de padrões de exigência muito ecléticos. Sendo assim, ninguém melhor indicado para tal “missão” do que o profissional de Turismo.

Existe uma tendência ao crescimento do ecoturismo, do turismo de negócios, esportivo e cultural. Além destes segmentos, o Turismo é uma atividade que permite a atuação em quase todos os demais setores porque depende indiretamente de uma cadeia infinita de fornecedores. Haverá novos empregos e oportunidades de novos negócios, sem falar na ampliação dos negócios tradicionais. O setor de comércio, bens e serviços é um dos mais promissores, nomeadamente, os ramos de alimentação, comércio em geral, transportes.

Se o Rio de Janeiro é a “caixa de ressonância” do Brasil, como diz a voz corrente, então, Ipanema é a “caixa de ressonância” do Rio de Janeiro. Onde mais, se não em Ipanema, poderia surgir, então, a oportunidade de um Curso de Turismo com Ênfase na Indústria do Entretenimento ?

A ideia de criação de um curso de Turismo não é nova na Universidade Candido Mendes (UCAM). O Curso de Turismo com Ênfase na Indústria do Entretenimento pretende formar profissionais capazes de refletirem e atuarem nas atividades turísticas em toda sua complexidade, habilitá-los a tomar decisões inovadoras de forma ética e responsável. O curso foi pensado no sentido de garantir aos alunos oportunidades de formação, capacitação e aprimoramento de seus conhecimentos mediante conteúdos teórico-práticos, altamente voltados para o desenvolvimento do raciocínio lógico e à reflexão sobre o fenômeno turístico em seus diferentes contextos históricos e em suas diversas interrelações.

Os profissionais estarão capacitados a atuar como dirigentes, pesquisadores e gestores nas atividades turísticas, serão competentes para elaborar políticas de Turismo e planejar a organização do espaço a ser explorado, sempre levando em consideração os fatores culturais, físicos e socioeconômicos da região.

Constança Madureira Homem de Carvalho, coordenadora do curso, enfatiza que, mais do que um recado, “o que tenho a dizer a todos os alunos é que, aqui na UCAM, vamos continuar fazendo história para o Rio e para o Brasil. Será que alguém ainda poderia estar em dúvida diante desse desafio? Não creio.” Por fim, aliando suas experiências e formação turística e jurídica, resume sua filosofia de trabalho “na crença firme da inegável contribuição do Turismo, em todos os seus segmentos, para a compatibilização do desenvolvimento econômico com o desenvolvimento sustentável.”

CURSO DE TURISMO COM ÊNFASE NA INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO
Início das aulas: 8/8/2011
Local: Rua Joana Angélica, 63 – Ipanema – Rio de Janeiro
Graduação Plena
Duração: 3,5 anos
Carga horária: 3.200 horas
Turnos: diurno e noturno
Inscrições/matrículas: Dr. Felipe Ribeiro (Programa de Acesso Direto)
Tel (21) 2523-4141 ou fribeiro@candidomendes.edu.br

Fonte: Constança Madureira Homem de Carvalho
Tel (21) 8106-7777
mcmhc@globo.com

Um comentário:

  1. Patricia Galante de Sá7 de julho de 2011 às 00:20

    O Turismo do Rio vai estar competitivo mesmo, se considerarmos o lançamento desse curso, voltado para supervisão/gerência e da Escola de Hotelaria Windsor, criada pela rede de mesmo nome nas instalações da Prefeitura ao pé da Rocinha, voltado para níveis operacionais de base. Parabéns à Constança Madureira e Tatiana Milito, respectivamente, pelas iniciativas !

    ResponderExcluir