A nova conjuntura do mercado internacional de cinema - quase 70% da renda de bilheteria dos filmes estão vindo de fora dos EUA - e também a nova situação do Brasil nesse mercado, com um crescimento recorde, de 30% no faturamento em 2010, se somado a isso o recente aumento de popularidade do Rio no exterior e à valorização do real, mostrou aos executivos do cinema americano que a capital fluminense pode ser o palco perfeito para o lançamento de um blockbuster.
Este ano, já foram lançados por aqui a Animação “Rio” (Fox), “Velosos e furioso 5” (Universal) e “Transformers: o lado escuro da lua” (Paramount). E já estão confirmados os lançamentos de “Os pingüins do papai” (Fox), “A saga crepúsculo: Amanhecer – parte 1” (Paris) e a animação “O gato de botas” (Paramount). O lançamento desses filmes, antes realizado normalmente no México quando se pensava no mercado latino-americano, tem trazido grandes vantagens para nossa cidade.
No lançamento de “Rio”, vieram à cidade 350 convidados estrangeiros, de 17 países, hospedados em hotéis cariocas. Para o de “Velozes”, vieram 70 profissionais do estúdio Universal e 92 equipes de jornalistas estrangeiros dos EUA, Ásia, Europa e América Latina.
Como disse Patrícia Kamitsuji, diretora geral da Fox Film do Brasil: “o Brasil é a bola da vez e o Rio é a cereja do bolo. Hoje, o país tem números importantes para justificar um grande investimento em filmes nacionais e em eventos do porte da avant-première mundial de ‘Rio’. Para este filme especificamente, o Brasil apresentou a maior bilheteria no mercado internacional até o momento, de US$ 42,5 milhões.”
No início de junho, aconteceu, em Los Angeles, o evento da Association of Film Commissioners International (AFCI) – Location Trade Show – voltado para o Mercado internacional para a locação de produções audiovisuais, e a única comissão brasileira presente foi a do Rio. Conta Steve Solot, presidente da Rio Film Commission: “recebemos 80 produtores de cinema e TV interessados em rodar na cidade. O Rio está explodindo lá fora”.
Este ano, já foram lançados por aqui a Animação “Rio” (Fox), “Velosos e furioso 5” (Universal) e “Transformers: o lado escuro da lua” (Paramount). E já estão confirmados os lançamentos de “Os pingüins do papai” (Fox), “A saga crepúsculo: Amanhecer – parte 1” (Paris) e a animação “O gato de botas” (Paramount). O lançamento desses filmes, antes realizado normalmente no México quando se pensava no mercado latino-americano, tem trazido grandes vantagens para nossa cidade.
No lançamento de “Rio”, vieram à cidade 350 convidados estrangeiros, de 17 países, hospedados em hotéis cariocas. Para o de “Velozes”, vieram 70 profissionais do estúdio Universal e 92 equipes de jornalistas estrangeiros dos EUA, Ásia, Europa e América Latina.
Como disse Patrícia Kamitsuji, diretora geral da Fox Film do Brasil: “o Brasil é a bola da vez e o Rio é a cereja do bolo. Hoje, o país tem números importantes para justificar um grande investimento em filmes nacionais e em eventos do porte da avant-première mundial de ‘Rio’. Para este filme especificamente, o Brasil apresentou a maior bilheteria no mercado internacional até o momento, de US$ 42,5 milhões.”
No início de junho, aconteceu, em Los Angeles, o evento da Association of Film Commissioners International (AFCI) – Location Trade Show – voltado para o Mercado internacional para a locação de produções audiovisuais, e a única comissão brasileira presente foi a do Rio. Conta Steve Solot, presidente da Rio Film Commission: “recebemos 80 produtores de cinema e TV interessados em rodar na cidade. O Rio está explodindo lá fora”.
Fonte: http://portal.rcvb.com.br/newsletter/news/?/2,1,1073,1070,1/17/rio+como+destino+para+lancamento+de+producoes+internacionais+de+cinema.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário