Sediar eventos grandiosos, como uma Copa do Mundo, geralmente proporciona a realização de bons negócios e crescimento para um país. De olho nas oportunidades geradas por ocasião do evento, o Sebrae realizará, a partir do dia 4 de julho até o dia 30 de agosto, um ciclo de 12 encontros nas cidades-sede: Brasília, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
O circuito de seminários, que começa pelo Rio de Janeiro (no Auditório do Maracanãzinho), integra o Programa Sebrae 2014, que tem como objetivo motivar as micro e pequenas empresas a se prepararem de forma planejada para as chances geradas com a realização do Copa do Mundo.
Os focos do encontro são aproximar as micro e pequenas empresas das oportunidades, atuar no ambiente legal e de marcos regulatórios, entre eles, o RDC (Regime Diferenciado de Contratações) e a atualização da Lei do Simples Nacional, e articular com parceiros públicos e privados iniciativas de fortalecimento, a exemplo do convênio de cooperação geral assinado no dia 10 de junho deste ano, entre o Sebrae e a ABDIB (Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base). O acordo prevê a promoção e o fortalecimento das micro e pequenas indústrias dos setores de energia elétrica, petróleo, gás e derivados, transporte, construção e engenharia, saneamento ambiental, telecomunicações e indústrias de base.
Os encontros que discutirão, entre outras coisas, oportunidades e estratégias de negócios - terão como base as informações do Mapeamento de Oportunidades elaborado em parceira com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), em nove setores prioritários (construção civil, tecnologia da informação, turismo, comércio varejista, madeira e móveis, agronegócio, produção associada ao turismo e serviços). O levantamento foi realizado a partir das particularidades locais de possibilidades de negócios observadas nos grupos focais (constituídos por empresários, especialistas, acadêmicos, entidades representativas, entre outros) de cada estado.
Além da realização de negócios, o Programa Sebrae 2014 também aproveita o impulso do evento esportivo - que deve movimentar a economia do País em R$ 180 bilhões, entre 2010 e 2014 - para trabalhar no desenvolvimento das micro e pequenas empresas. Atualmente, 99% das empresas brasileiras são micro e pequenas e respondem por 20% do PIB (Produto Interno Bruto), o que corresponde a R$ 36 bilhões. Em países como a Alemanha, a participação do PIB chega a 40%.
O primeiro passo foi identificar quase mil oportunidades de negócios. Agora, o Sebrae vai capacitar as pequenas empresas, para que estejam preparadas para atender a demanda de serviços e produtos. E ao mesmo tempo, trabalhar na articulação entre as pequenas e grandes empresas, associações setoriais e órgãos do governo. Esse encadeamento produtivo é fundamental para a realização de negócios e para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas. "É o que esperamos como legado da Copa do Mundo", garante o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.
Cada encontro contemplará dois diferentes momentos: o institucional e o de painéis de oportunidades em cada um dos segmentos que serão trabalhados por cada cidade-sede. Os 12 ciclos cumprirão mais uma etapa do Programa Sebrae 2014, que se desdobrará em rodadas de negócios. "Será também uma oportunidade para as micro e pequenas empresas definirem uma agenda competitiva, com base na antecipação de requisitos que deverão cumprir e desafios a serem vencidos com planejamento", avalia o gerente de Atendimento Coletivo Serviços do Sebrae, Vinícius Lages.
Confira o calendário dos próximos encontros: 7 de julho Brasília; 19 de julho Cuiabá; 25 de julho Natal; 28 de julho Recife; 2 de agosto Belo Horizonte; 4 de agosto São Paulo; 11 de agosto Salvador; 12 de agosto Fortaleza; 16 de agosto Porto Alegre; 17 de agosto Curitiba; 30 de agosto - Manaus.
Serviço
www.agenciasebrae.com.br
Fonte: http://www.hoteliernews.com.br/HotelierNews/Hn.site.4/NoticiasConteudo.aspx?Noticia=67233&Midia=2
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