A Abav divulgou os resultados da última ação promovida pelo Proagência 2, parceria entre a entidade e o Sebrae Nacional. Trata-se da Matriz de Competitividade do Setor de Agenciamento de Viagens Brasileiro, estudo efetuado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) por meio do qual, entre 1º de maio e 1º de junho, associados à Abav puderam responder um questionário on-line com 50 questões divididas em sete variáveis: administração financeira, planejamento e gestão estratégicos, processos de aprendizagem, produtos e serviços, promoção e vendas, recursos humanos e tecnologia da informação.
A enquete foi respondida por 965 agências, praticamente 30% dos associados.
De acordo com o estudo, as empresas participantes atingiram índice geral de competitividade de 2,04, que as colocam no nível 3 em uma escala com teto 4. “É um estágio avançado, mas as empresas têm de ficar atentas pois elas estão bem perto do 2. Portanto, qualquer descuido pode gerar uma queda significativa”, explicou Roberto Pascarella, da FGV.
Na avaliação da gestora do Proagência no Sebrae, Valéria Barros, o estudo aponta elementos balizadores do atual momento vivido pelas agências. “Cada empresa recebeu um relatório próprio com comparação com as outras participantes”, disse.
“É um marco no turismo, pois somos o único segmento do setor a produzir uma matriz de competitividade”, comemorou o diretor do Proagência na Abav, Antonio Azevedo.
A enquete foi respondida por 965 agências, praticamente 30% dos associados.
De acordo com o estudo, as empresas participantes atingiram índice geral de competitividade de 2,04, que as colocam no nível 3 em uma escala com teto 4. “É um estágio avançado, mas as empresas têm de ficar atentas pois elas estão bem perto do 2. Portanto, qualquer descuido pode gerar uma queda significativa”, explicou Roberto Pascarella, da FGV.
Na avaliação da gestora do Proagência no Sebrae, Valéria Barros, o estudo aponta elementos balizadores do atual momento vivido pelas agências. “Cada empresa recebeu um relatório próprio com comparação com as outras participantes”, disse.
“É um marco no turismo, pois somos o único segmento do setor a produzir uma matriz de competitividade”, comemorou o diretor do Proagência na Abav, Antonio Azevedo.
Confira alguns do resultados da pesquisa:
Tipo de empresa
Receptivo: 98 (10%)
Emissivo: 498 (52%)
Receptivo e emissivo: 371 (38%)
Tempo de operação
Até dois anos: 125 (13%)
De três a cinco anos: 151 (16%)
Cinco ou mais: 691 (71%)
Quantidade de funcionários
Até nove: 789 (82%)
De dez a 49: 156 (16%)
50 ou mais: 22 (2%)
Fonte: http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/agencias-de-viagens/competitividade-das-agencias-e-elevada-diz-estudo_70744.html
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