terça-feira, 30 de julho de 2013

Pesquisa do Ministério do Turismo revela que 95,7% dos estrangeiros querem voltar para o Brasil

Brasília, DF - Uma pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo para o Instituto Coppe/UFRJ mostra que a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) gerou uma grande expectativa de retorno ao Brasil. A apuração parcial revela que 72,7% dos turistas estrangeiros da JMJ visitam o país pela primeira vez e nove entre dez (93%) pretendem voltar ao Brasil, mais especificamente ao Rio de Janeiro. A estimativa é que o País tenha arrecadado mais de R$ 1,8 bilhões durante o evento.

A primeira preliminar foi feita com 1,1 mil turistas, sendo 250 estrangeiros. A pesquisa completa vai identificar a origem, o tempo de permanência, o meio de hospedagem e o gasto médio diário dos turistas, além de mapear como os peregrinos, visitantes e voluntários da JMJ avaliam condições de infraestrutura, como transporte, limpeza pública e opções de lazer. O levantamento completo, que será divulgado nos próximos dias, levará em consideração a opinião de mais 4 mil pessoas, das quais mais de mil estrangeiros.

Entre os estrangeiros, 72,7% estavam no Brasil pela primeira vez e 86,9% do total de entrevistados nunca haviam participado da JMJ. Para quase seis entre dez turistas (58,5%), o fato o evento ter sido realizado no Rio de Janeiro influenciou na decisão de participar da JMJ. 

Entre as atividades realizadas pelos visitantes, os atrativos turísticos se destacaram (77,7%) seguido do sol e praia com 39,7%.

O tempo médio da estadia dos visitantes internacionais foi de 12 dias. Mais da metade deles (53,6%) declaram ter a intenção de retornar ao Brasil em até um ano e 12,7% pretendem desembarcar novamente no País já nos próximos seis meses. O principal meio de hospedagem dos viajantes foram casas de fiéis, escolas e paróquias, que acomodaram 55,6%.

“Os dados preliminares revelam que o turismo religioso tem um grande potencial de crescimento”, disse o ministro do Turismo Gastão Vieira. Segundo ele, o país tem capacidade para fidelizar seus visitantes e aumentar ainda mais a chegada de turistas para eventos desse porte”, afirma. Mais de 1,7 milhão de viagens pelo país foram motivadas pela religião no ano passado. 

Entre os beneficiados pela movimentação financeira está Rodrigo Tavares, dono do bar Informal em Copacabana. Ele afirma que a arrecadação foi 30% superior a do mesmo mês do ano anterior. 

“Estávamos preparados para um movimento igual ao do réveillon ou carnaval, mas foi superior. 
Chegamos a servir 75 refeições por hora”, comenta Tavares. O dono do bar/restaurante afirmou que diante da movimentação inesperada convocou funcionários administrativos e profissionais que estavam de férias para lavar pratos e ajudar na operação. “Tenho mais de seis anos de experiência e nunca vi coisa igual”, comenta Rodrigo.

Os estrangeiros se encantaram com o Brasil e prometeram voltar. É o caso do dentista Fábio Meireles, de 29 anos, e da profissional de marketing Sônia Canteiro, de 32 anos. Ele deseja conhecer o Maracanã e ela, subir ao Corcovado. Os dois viajaram por 42 horas até chegar no Rio de Janeiro em uma excursão de 45 pessoas. ‘Fiquei emocionada, o Brasil me emocionou e quero voltar”, afirmou Sônia, que gastou cerca de R$ 500 em presentes. 

A Jornada Mundial da Juventude não chamou a atenção apenas dos visitantes de fora, mas também dos turistas brasileiros, entre eles os amigos Victor Tafarel Espindola, 17 anos, e Jean Julio B. Youssif, 22 anos, de Mato Grosso do Sul. Eles viajaram de ônibus por 22 horas para chegar ao Rio de Janeiro na última terça-feira (23). No último dia do encontro de jovens, eles optaram por não voltar para o alojamento no Realengo e não dormir para conseguir um bom lugar na missa em Copacabana. “É uma experiência única. Queremos voltar nas próximas Jornadas Mundial da Juventude”, afirmou Victor.

A próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) será na cidade de Cracóvia (Polônia), em 2016, cidade natal do beato João II. O anúncio foi feito pelo Papa Francisco na manhã deste domingo, 28, durante a última missa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário