sexta-feira, 12 de julho de 2013

Rio tem audiência sobre mobilidade no Porto Maravilha

O Ministério Público do Rio de Janeiro realizou na última quarta-feira audiência pública sobre os impactos na mobilidade urbana do Projeto Porto Maravilha, que pretende reformular a zona portuária da capital fluminense. O evento teve a participação do secretário de Transportes da capital fluminense, Carlos Roberto de Figueiredo Osorio, de parlamentares, de acadêmicos e moradores da região.

O debate destacou pontos como a demolição da via elevada que existe no local, o Viaduto da Perimetral, os impactos ambientais e viários da construção dos túneis, a opção por Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) para o transporte público na região, além do problema das desapropriações das comunidades vizinhas. O evento colabora para um aumento da transparência da gestão pública a empreendimentos relacionados com a realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos. De acordo com o último índice de transparência municipal do Rio de Janeiro, lançado pelo projeto Jogos Limpos em novembro do ano passado, a cidade teve avaliação muito baixa e parte desse desempenho corresponde à baixa nota nos pontos relacionados à participação, entre eles o fato de não ter realizado audiências públicas sobre os projetos. 

No âmbito estadual, segundo a Jogos Limpos, o Rio de Janeiro teve uma melhora no desempenho, embora com índice menor no quesito participação. Em novembro, está prevista a atualização dos indicadores de transparência municipal e ações como a audiência pública são importantes na melhoria de desempenho da cidade.

Fonte:http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/eventos/rio-tem-audiencia-sobre-mobilidade-no-porto-maravilha_90167.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário