O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, está distribuindo, nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro, milhares de "passaportes verdes" a turistas na cidade. A iniciativa é co-organizada pelo Governo do Brasil.
O evento, no Corcovado, marca o início das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, neste 5 de junho.
Os "passaportes" trazem dicas de sustentabilidade além de informações sobre a Rio + 20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorre de 20 a 22 deste mês, na capital fluminense.
De acordo com a página do Pnuma, na internet, turistas que chegaram ao bondinho que leva à estátua do Cristo Redentor, foram saudados com os "passaportes verdes". Entre os participantes estavam o chefe do Pnuma, Achim Steiner, e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
Steiner lembrou que o turismo é a maior indústria do mundo, e que representa 11% do Produto Interno Bruto, PIB, mundial.
Copa do Mundo
A iniciativa dos "passaportes verdes" já foi lançada no Equador, na Costa Rica e na África do Sul. Somente no país africano, foram entregues 100 mil cópias durante a Copa do Mundo de 2010. O Brasil espera distribuir os guias durante a Copa de 2014.
Além de dicas sobre viagens, os turistas recebem informações sobre hotéis gerenciados de forma sustentável e restaurantes que utilizam produtos e alimentos baseados na economia verde.
A ministra Izabella Teixeira disse que a Campanha do Passaporte Verde poderá ser realizada também durante a viagem do papa Bento XVI ao Brasil, em 2013. A visita do pontífice deve atrair 2 milhões de pessoas incluindo grande número de jovens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário