A pressão dessa população flutuante sobre os serviços e recursos naturais levou o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) a iniciar, na Semana do Meio Ambiente e na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), campanha mundial para que os estrangeiros busquem opções de consumo de baixo impacto ambiental nos países onde aportarem.
A Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, o Ministro do Turismo, Gastão Dias Vieira, e o Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner, lançam a campanha no dia 02 de junho (sábado), no Cristo Redentor [profissionais da imprensa, informações de acesso ao final], um dos principais cartões postais e pontos turísticos mais visitados do País. O material em português estará acessível pelo site [www.passaporteverde.gov.br]. O objetivo é mostrar ao turista de que forma suas escolhas durante uma viajem podem contribuir para a conservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida das pessoas.
A charmosa Paraty, cidade histórica do Rio de Janeiro, foi escolhida para sediar o projeto piloto da campanha. O município vai implementar várias iniciativas para promover a melhoria da sustentabilidade socioambiental, a começar pela gastronomia local. Os restaurantes serão estimulados a adquirir produtos da agricultura familiar, da pesca artesanal e da produção rural sustentável da localidade.
O lema da campanha, que começa no Brasil e deve se espalhar pelo mundo nos próximos anos, é "Passaporte Verde, Turismo Sustentável por um Planeta Vivo". A partir da Rio+20, todo turista que desembarcar nos aeroportos brasileiros receberá orientações sobre padrões de consumo sustentáveis. A proposta é oferecer ao turista uma nova maneira de interagir com a natureza, com tradições e valores socioculturais singulares e diversos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário