Especialistas em turismo de organismos internacionais, agências das Nações Unidas e do setor do turismo público e privado acreditam que a inovação verde no turismo pode impulsionar o desenvolvimento sustentável, reduzir custos, melhorar a receita, criar empregos e melhorar o uso dos recursos.
O evento Rio +20, co-organizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Unep e a Organização Mundial do Turismo (OMT), com o apoio do Ministério do Turismo do Brasil e da OMT Membro Afiliado CNC-Sesc-Senacreuniu 300 especialistas internacionais de turismo.
"A definição de competitividade no turismo está intimamente ligado com três objetivos: o desenvolvimento, inclusão e conservação " disse Gastão Vieira, ministro do Turismo do Brasil. "Não pode haver crescimento econômico no turismo sem sustentabilidade, sem conservação dos recursos naturais e sem incentivos para a cidadania ", acrescentou o ministro.
O evento destacou ainda, que as mudanças nas práticas de turismo podem produzir grandes benefícios, estimulando uma maior sustentabilidade na cadeia do turismo de abastecimento e outros setores. Apresentações demonstraram que um maior foco na sustentabilidade - em inovação, nomeadamente verde, pode levar a mais empregos e reduzir os impactos ambientais, reduzindo os custos e aumentando vantagens competitivas para as empresas e destinos enquanto melhora a experiência do visitante.
Apesar dos progressos significativos, os obstáculos à inovação permanecem, incluindo a falta de consciência entre os turistas - muitos não estão dispostos a pagar um preço premium para uma experiência de férias sustentável; custos de investimento, acesso limitado ao financiamento por porte micro e médias empresas empresas ou a falta de integração de políticas em todos os setores-chave, tais como turismo, transportes, energia e meio ambiente.
Alain Dupeyras, chefe da unidade de Turismo, Centro de Empreendedorismo da OCDE, PME e Desenvolvimento Local, disse: "Uma abordagem mais estratégica para a promoção e inovação verde no turismo vai exigir maior coordenação política horizontal e vertical, por exemplo, para melhorar o acesso ao financiamento que apoia os esforços de inovação verde de pequenas e médias empresas ".
"Ser verde é freqüentemente associado com aumento de custos para as empresas. No entanto, a essência da inovação é identificar oportunidades de menor custo e soluções, o crescimento do turismo a dissociação da utilização de recursos, utilizando de forma mais eficiente. Inovação verde no turismo pode melhorar os modelos de negócios existentes, levando a resultados positivos para empresas, clientes, autoridades públicas e as comunidades locais, através de trabalho, criação e melhores condições de vida, bem como os ecossistemas de habitação " disse Arab Hoballah, UNEP chefe de consumo e produção Sustentáveis Branch.
"As inovações que vimos hoje são exemplos concretos de como, com o investimento adequado, o turismo pode se tornar ainda mais rentável, com trabalho intensivo e ambientalmente amigável ", disse Márcio Favilla, diretor executivo de competitividade, relações externas e parcerias da OMT. "Com um bilhão de turistas internacionais deve viajar em 2012, é mais importante do que nunca que apoiar a inovação verde, como um catalisador de crescimento sustentável do turismo. " acrescenta o diretor.
Fonte: Mercado e Eventos
Fonte:http://www.portogente.com.br/texto.php?cod=66701
O evento Rio +20, co-organizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), Unep e a Organização Mundial do Turismo (OMT), com o apoio do Ministério do Turismo do Brasil e da OMT Membro Afiliado CNC-Sesc-Senacreuniu 300 especialistas internacionais de turismo.
"A definição de competitividade no turismo está intimamente ligado com três objetivos: o desenvolvimento, inclusão e conservação " disse Gastão Vieira, ministro do Turismo do Brasil. "Não pode haver crescimento econômico no turismo sem sustentabilidade, sem conservação dos recursos naturais e sem incentivos para a cidadania ", acrescentou o ministro.
O evento destacou ainda, que as mudanças nas práticas de turismo podem produzir grandes benefícios, estimulando uma maior sustentabilidade na cadeia do turismo de abastecimento e outros setores. Apresentações demonstraram que um maior foco na sustentabilidade - em inovação, nomeadamente verde, pode levar a mais empregos e reduzir os impactos ambientais, reduzindo os custos e aumentando vantagens competitivas para as empresas e destinos enquanto melhora a experiência do visitante.
Apesar dos progressos significativos, os obstáculos à inovação permanecem, incluindo a falta de consciência entre os turistas - muitos não estão dispostos a pagar um preço premium para uma experiência de férias sustentável; custos de investimento, acesso limitado ao financiamento por porte micro e médias empresas empresas ou a falta de integração de políticas em todos os setores-chave, tais como turismo, transportes, energia e meio ambiente.
Alain Dupeyras, chefe da unidade de Turismo, Centro de Empreendedorismo da OCDE, PME e Desenvolvimento Local, disse: "Uma abordagem mais estratégica para a promoção e inovação verde no turismo vai exigir maior coordenação política horizontal e vertical, por exemplo, para melhorar o acesso ao financiamento que apoia os esforços de inovação verde de pequenas e médias empresas ".
"Ser verde é freqüentemente associado com aumento de custos para as empresas. No entanto, a essência da inovação é identificar oportunidades de menor custo e soluções, o crescimento do turismo a dissociação da utilização de recursos, utilizando de forma mais eficiente. Inovação verde no turismo pode melhorar os modelos de negócios existentes, levando a resultados positivos para empresas, clientes, autoridades públicas e as comunidades locais, através de trabalho, criação e melhores condições de vida, bem como os ecossistemas de habitação " disse Arab Hoballah, UNEP chefe de consumo e produção Sustentáveis Branch.
"As inovações que vimos hoje são exemplos concretos de como, com o investimento adequado, o turismo pode se tornar ainda mais rentável, com trabalho intensivo e ambientalmente amigável ", disse Márcio Favilla, diretor executivo de competitividade, relações externas e parcerias da OMT. "Com um bilhão de turistas internacionais deve viajar em 2012, é mais importante do que nunca que apoiar a inovação verde, como um catalisador de crescimento sustentável do turismo. " acrescenta o diretor.
Fonte: Mercado e Eventos
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