sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Ministério do Turismo vai qualificar jovens de comunidades pacificadas

O Ministério do Turismo e secretarias estaduais do Rio de Janeiro fecharam acordo para qualificar jovens nas comunidades pacificadas. O objetivo é possibilitar a inclusão formal desse público no mercado de trabalho.

A intenção é fazer um desdobramento do programa Pró-Projeto, do Ministério da Justiça, voltado para a integração de jovens em condição social vulnerável, através de cursos voltados para o setor de hospitalidade. No caso, os selecionados para capacitação com 800 horas de cursos em Turismo, Hotelaria e Alimentação, passariam a ser acompanhados também após o fim da qualificação e encaminhados ao primeiro emprego, com o aval dos ministérios e secretarias.

De acordo a assessora especial do Ministério do Turismo, Suzana Dieckmann, há a preocupação no sentido de garantir, também, que a comunidade local se aproprie da qualificação daqueles jovens. “Por isso, o protejo também prevê o incentivo ao empreendedorismo, através da criação de micro e pequenas empresas do setor”.

As autoridades responsáveis pelo protejo propuseram o engajamento das secretarias estaduais e se comprometeram com a pronta implantação deste novo modelo no Rio de Janeiro.

Avaliação

''Acreditamos que o Rio, com a questão das favelas pacificadas e os megaeventos que estão por vir, merece atenção redobrada”, destacou Suzana Dieckmann, comprometendo-se a trabalhar primeiro com as comunidades da Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu.

Atualmente, 2.500 jovens do Rio de Janeiro concluíram o curso e agora irão passar por nova avaliação e acompanhamento propostos pelo Pós-Protejo. Deste total, 268 são moradores da Rocinha.

Agência Brasil

Fonte: http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=124700&idDepartamento=35&idCategoria=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário