segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Turismo de Luxo e de Saúde como oportunidades do mercado

GRAMADO (RS) - Dentro do tema “Tendências e Oportunidades do Mercado”, o diretor do Hotel Saint Andrews Gramado da GJP Hotéis José Eduardo Guinle proferiu palestra no Congresso do Festival do Turismo de Gramado sobre “Turismo de Luxo”. O executivo informou que o luxo no mundo movimenta cerca de US$ 220 bilhões, sendo US$ 150 bilhões no setor de turismo. No Brasil os gastos atingem US$ 7,5 bilhões (70% gastos no exterior). “O luxo não admite mentiras. Luxo é servir e está nos detalhes”, disse.

Guinle ressaltou que a falta de treinamento e de mão de obra realmente treinada é um problema já vivido pelo País e deve ser combatido imediatamente.

“O Brasil e sua realidade estimulam o turismo de luxo. Os caminhos passam por encontrar a estratégia correta para obter o posicionamento adequado”, afirmou.

Em seguida, o secretário de Turismo de Porto Alegre Luiz Fernando de Moraes falou sobre o tema “Turismo de Saúde – Cluster – Aliança entre o Público e o Privado”. Segundo ele, no Brasil há cerca de 60 mil pacientes por ano. “No mundo são 6 milhões e somente nos Estados Unidos, 1,6 milhão de americanos viajarão em 2011. O mercado norte-americano movimentará este ano entre US$13,9 bilhões e US$ 15,2 bilhões. Em 2017, os gastos com o turismo e saúde serão entre US$ 49,5 bilhões e US$ 79,5 bilhões. O gasto médio os norte-americanos é de US$ 16 mil sendo 40% para saúde”, disse.

Entre as razões primarias apontadas por Moraes para explicar o deslocamento estão o preço, a saúde e o sistema. “O Brasil tem 17 hospitais acreditados, em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A Costa Rica tem três, Cingapura 22 e a Tailândia 28. O Brasil tem 350 mil médicos e 181 escolas de medicina e cresce muito.Nós do turismo precisamos nos preparar para colher estes frutos que o mercado de saúde movimenta pelo mundo”, recomendou.

O moderador dos dois painéis foi o diretor de Mercado Nacional da Bahiatursa, Fernando Ferrero. “Em minhas viagens pelo país encontro diversos tipos de agentes de viagem. Há uma tendência muito forte pela especialização. O turismo de luxo e o de saúde são exemplos. A Bahia, por exemplo, se especializou no turismo na região do Rio São Francisco. Foi criado um novo produto que atendo os turistas interessados no enotrismo”, disse.

por Roberto Maia

Fonte: http://www.brasilturis.com.br/diretodaredacao_materia.neo?Materia=28621

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