sexta-feira, 20 de setembro de 2013

JLLS, HOTELINVEST E FOHB DEBATEM SUPEROFERTA E OS GRANDES EVENTOS

O painel de discussão sobre hotelaria na Convenção Secovi 2013 contou, além da palestra proferida por Roberto Rotter, do Fohb (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), com um debate entre o executivo, Diogo Canteras, sócio diretor da Hotel Invest, e Ricardo Mader Rodrigues, vice-presidente executivo da Jones Lang LaSalle Hotels. A atividade contou com moderação de Caio Calfat, vice-presidente de Assuntos Turísticos e Imobiliários do Secovi-SP.

A questão da superoferta hoteleira, mencionada por Rotter em sua fala, permeou também a discussão entre os executivos. Calfat pergunta por alternativas e possíveis saídas para contornar este problema. “Temos que aproveitar esse know how que virá com a Copa do Mundo e que já veio com a Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude, por exemplo, para trazer outros grandes eventos para o Brasil”, arriscou Canteras. Ele disse que, embora tenham havido erros nessas ocasiões, o País pode aprender e melhorar.

“Eles [os grandes eventos] ajudam muito a economia e a hotelaria”, afirmou, ressaltando que não havendo demanda para o número de quartos excedente, é necessário correr atrás desta demanda. Calfat sinaliza a possibilidade do Brasil, e mais especificamente São Paulo, receber a Expo 2020 – uma boa oportunidade de angariar mais turistas para o País.

Já Ricardo Mader Rodrigues levantou outra questão importante: “eu estou tranquilo em relação à ocupação, acredito que a demanda vai se acomodando conforme o mercado muda. O que me preocupa é a interferência do governo”. O executivo refere-se às recentes intervenções do Ministério do Turismo na discussão sobre as tarifas hoteleiras, como durante a Copa das Confederações, monitoramento de tarifas e ações conjuntas com o Ministério da Justiça. “Por que a Embratur tem que se meter nas diárias? Vamos voltar para o Plano Cruzado, com preços tabelados?”, questionou, defendendo a liberdade do mercado.

O impasse com o governo também se estende por outras esferas, como a burocracia que se enfrenta ao fazer negócios no Brasil. Rodrigues explica que, atuando na Jones Lang, ele observa um grande interesse de investidores estrangeiros no País. Os projetos não chegam a se concretizar, no entanto, por conta dos diversos entraves econômicos. “O recado que eles estão dando é que não desistiram do mercado brasileiro, devido a seu tamanho e importância, mas estão indo fazer negócios onde as coisas acontecem mais rápido”, colocou.

O evento
A Convenção Secovi 2013 acontece em São Paulo desde a última quarta-feira (18), e segue até sábado (21). O evento reúne profissionais da indústria imobiliária para debater e trocar experiências aplicadas no setor.

Serviço
www.semanaimobiliaria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário