quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Turismo emprega mais de 60 mil

No Brasil, o mercado de turismo tem muito que comemorar. Anualmente as agências de turismo faturam mais de R$ 50 bilhões, gerando mais de 60 mil empregos diretos.  Sendo que no total, os diretos e indiretos somados representam 4% do PIB brasileiro. Números que vêm crescendo anualmente. Os dados são da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav).  “Nosso turismo é diversificado. Temos vários tipos de setores de turismo. Isso é muito bom”, diz o vice-presidente de relações internacionais da Abav, Leonel Rossi.

No Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) estão cadastradas cerca de 14 mil agências de turismo. Sendo que na Abav são 3.600, que representam 80% do movimento do setor.

Variando entre 15 tipos de turismo no País, como o religioso, intercâmbio ou de estudos, negócios e saúde, as agências de turismo podem trabalhar com produtos de negócios ou corporativo, de lazer ou até mesmo o mix, que é quando trabalha com ambas as modalidades. Em um mercado tão importante para o País – o mercado de turismo –, a associação vem investindo para fortalecer o setor e projeção tanto nacional como internacional.  “Nós temos um instituto, chamado Instituto de Capacitação e Certificação da Abav [Iccabav], que é responsável por treinamentos aos associados no País, todos os anos. A entidade atua dando todo o apoio junto ao associado em conjunto ao Ministério do Turismo na promoção e divulgação, tanto nacional como internacional como a 41ª Feira de Turismo das Américas promovida pela entidade. Uma forma de fortalecer o setor, diz Rossi. “Só o nosso evento contará com 30 mil profissionais que irão receber os visitantes. O público poderá conhecer o setor e poderá ver e fazer negócios durante o evento”, enfatiza.

Uma oportunidade de se relacionar, realizar negócios e conhecer o setor de turismo no País e no mundo. A feira conta com uma diversidade de expositores e visitantes. Hoje o turismo brasileiro corresponde a 3,6% do PIB do País. Segundo estimativas do World Travel and Tourism Council (WTTC), organização internacional de executivos da indústria de viagens que promovem viagens e turismo em todo o mundo, o Brasil cresceu 7,8% em 2012, correspondendo à maior expansão da América Latina. Em 2011, os desembarques no País, considerando os nacionais e os internacionais, somaram mais de 79 milhões. Os turistas estrangeiros gastaram, em 2011, cerca de U$ 6,775 bilhões.

“Nos últimos anos há um crescimento constante e permanente. Embora o brasileiro viaje pouco, o que representa cerca de 3% da população, o mercado internacional vem crescendo de 0 a 1% ao ano. O mercado não tem caído nos últimos anos, são cerca de seis milhões e meio de viagens para o exterior. O mercado interno é maior que o exterior”, diz Leonel Rossi. “De cinco anos para cá, os brasileiros têm viajado mais. Um crescimento de 5% a 7% ano a ano.  Os principais destinos dos brasileiros são os EUA e Argentina”.

Segundo a Abav, para o Brasil, viajam anualmente cerca de cinco milhões de estrangeiros, e para o ano de 2013, a expectativa é que chegue a seis milhões de turistas. Com mercado em aquecimento, o cliente está mais exigente e pesquisando mais os preços de pacotes. Principalmente por agências virtuais, que na internet oferecem preços diferenciados. Mas segundo Leonel, o atendimento corpo a corpo faz muita diferença. “Elas chegaram para ficar. Mas o que diferencia é o atendimento presencial que sem dúvidas é um dos grandes diferenciais, em que o cliente pode conversar com o agente, ver outros tipos de planos, negociar com mais tempo, e o sistema de reclamações e apoio ao cliente é mais eficiente e menos burocrático. Algo do tipo que a internet não possui. O corpo a corpo”, ressalta.

A 41ª Feira de Turismo das Américas conta com 2.700 expositores e a participação de 60 países dos principais destinos. Segundo organizadores do evento, a previsão é de receber  mais de 50 mil visitantes no próximo  fim de semana.

Fonte:http://www.dci.com.br/especial/setor-emprega-mais-de-60-mil-id362769.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário