O Governo do Estado está intensificando o treinamento das polícias Civil e Militar para reforçar a segurança do Rio de Janeiro durante grandes eventos, começando pela conferência ambiental Rio+20. Representantes de batalhões e delegacias da capital participaram nesta segunda-feira (28), na Escola Superior da Polícia Militar, em Niterói, do Curso de Policiamento Turístico e trocaram experiências com o Corpo Nacional de Policia da Espanha.
A capacitação mostrou como a polícia da Espanha, segundo país do mundo que mais recebe visitantes, trabalha para manter a ordem pública em épocas de grande movimentação turística. A aula teórica realizada pela polícia espanhola - que participou durante 15 dias de um treinamento anti-bombas com o Bope - faz parte da segunda etapa do Curso de Policiamento, que também incluiu a qualificação de profissionais de segurança da rede hoteleira.
- Vamos colocar em prática o que aprendemos já na Rio + 20, mas levaremos os conhecimentos para a Jornada Católica, Copa do Mundo e Olimpíadas. O objetivo é fazer com que os nossos policiais interajam melhor com os turistas, e respondam às possíveis ocorrências de forma rápida. Ainda vamos formar parcerias, a partir de julho, com policiais americanos e alemães - afirmou um dos coordenadores do Curso de Policiamento Turístico, sargento Alexandre Valle.
Segundo o inspetor-chefe do Corpo Nacional de Polícia da Espanha, Jose Emilio Morgade, o intercâmbio irá aperfeiçoar a atuação dos policiais militares e civis na área urbana, em eventos e locais com grande concentração de pessoas. De acordo com Morgade, a experiência com a Secretaria de Segurança do Rio também será aproveitada pelo governo espanhol.
- Especialistas do Corpo Nacional ensinaram técnicas para conter qualquer tipo de tumulto. No curso, abordamos como fazer cadastros e atendimentos especiais para turistas. Precisamos estar interconectados com todos, inclusive profissionais da rede hoteleira. Nós também estamos aprendendo com o Governo do Rio, que tem muitas experiências em eventos, como o Carnaval - disse o inspetor.
Da teoria para a prática
Policiais de batalhões e delegacias que ficam em áreas turísticas, como Copacabana, Botafogo, Leblon e Barra da Tijuca, foram selecionados para representar suas corporações. Eles irão ajudar a colocar em prática o que aprenderam em sala de aula e nos treinamentos. O policial militar, cabo Welligton Marinho, passará para seus companheiros do 2° Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Botafogo, na Zona Sul, as estratégicas compartilhadas pela polícia da Espanha.
- É muito importante aprender com outras polícias. Apesar da realidade diferente, acabamos aprendendo novas formas de melhorar ainda mais o nosso serviço. Vou servir de porta-voz no meu batalhão. Passarei tudo que aprendi para os outros policiais, e assim todos ganham: a PM e a população do Rio de Janeiro - ressaltou o cabo.
Para o inspetor de Polícia Civil Pedro Machado, o Governo do Estado do Rio de Janeiro está oferecendo uma grande oportunidade para que policiais militares e civis possam melhorar suas técnicas de segurança através de parcerias com forças policiais de outros países.
- É sempre bom ter a chance de trocar ideias com policiais de diferentes partes do mundo. As parcerias só enriquecem os profissionais, o que resulta em menor criminalidade e mais segurança no Rio - disse o inspetor da Delegacia do Leblon.
Profissionais da área de segurança da rede hoteleira da cidade do Rio, como o segurança Wilson Guimarães, foram convidados para participar do curso teórico. Com a qualificação, Wilson se sente mais preparado para atender e orientar os hóspedes do hotel onde trabalha, em Copacabana.
- Precisamos aprender a atender bem os hóspedes, tanto brasileiros quanto estrangeiros. É a primeira fez que temos a oportunidade de aprender técnicas com as polícias do Rio de Janeiro e uma polícia internacional. A capacitação foi muito esclarecedora - contou Wilson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário