A Associação de Congressos e Convenções (sigla em inglês de Icca) divulgou hoje o relatório anual com o número de eventos captados por cada país. O Brasil, que estava em 9º lugar em 2010, subiu para 7º no ano passado, sendo o único da América Latina entre os dez primeiros.
Ao todo, o País recebeu 304 eventos classificados como internacionais, de acordo com os critérios da Icca, o que representa crescimento de 10% em relação ao ano anterior, quando foram realizados 275eventos. O crescimento de eventos captados pelo País foi de 390% desde 2003, quando a Embraturpassou a cuidar exclusivamente da promoção no Exterior.
“O aumento de 48 para 57 do número de cidades brasileiras que receberam congressos e convenções listados pela Icca é outro dado bastante positivo porque mostra que mais destinos turísticos estão se qualificando para receber eventos internacionais”, avalia o presidente da Embratur, Flávio Dino.
Entre as cidades, o Rio de Janeiro ultrapassou São Paulo em relação ao ranking de 2010. Na atual publicação, o destino fluminense aparece em 27º lugar, com 69 eventos, ao passo que o paulista vem em 33º lugar, com 60 eventos. Buenos Aires aparece em 16º lugar, com 94 eventos.
“Com os megaeventos, como Copa do Mundo, teremos maior divulgação de destinos menos conhecidos pelo público internacional, o que deve também contribuir para a ampliação do número de cidades que realizam eventos”, disse Dino.
A Embratur lançou, este ano, Programa de Apoio à Captação de Eventos, disponibilizando R$ 3,8 milhões para apoiar ações de órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos para captação de eventosinternacionais. O prazo para inscrição no programa termina no dia 23.
Nenhum comentário:
Postar um comentário