Cidade conhecida por ter uma das mais belas paisagens do mundo, o Rio de Janeiro agora está diante de um novo desafio: se transformar em um destino gastronômico de qualidade e fama internacionais. Para colaborar com a divulgação das maravilhas da culinária carioca, a Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso) promoverá o Seminário Internacional de Turismo Gastronômico, nos dias 5 e 6 de maio. À frente do evento, estará o diretor-geral do Centro Gastronômico e Hoteleiro da Cidade do México, Antonio Montecinos.
Com duração de 15 horas, o seminário vai ressaltar a importância de traçar um planejamento para a consolidação de patrimônio gastronômico respeitável. “A Espanha, por exemplo, já comprovou o poder da gastronomia, atraindo, em 2009, mais de seis milhões de visitantes internacionais, todos ávidos para conhecer a comida e o vinho locais”, conta Montecinos.
Por conta da aproximação dos megaeventos internacionais, que colocarão o Rio no centro das atenções do mundo, Montecinos afirma que este é o momento propício para criar uma programação. “Agora se faz necessária a elaboração de um modelo para dar fim à improvisação praticada no desenvolvimento do turismo gastronômico, minimizando assim os impactos negativos do crescimento desordenado”, acredita.
A realização do seminário marca a força que o turismo vem ganhando também dentro da instituição. Além deste evento, a Facha vai organizar entre os dias 14 e 18 de outubro o 22º Congresso da Confederação Panamericana de Escolas de Hotelaria, Gastronomia e Turismo (CONPEHT).
A expectativa é de receber cerca de 1,5 mil congressistas do Brasil, Espanha e diversos países da América Latina. O tema do congresso será “O impacto dos grandes eventos no turismo” e acontecerá no Centro de Convenções SulAmérica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário