terça-feira, 9 de outubro de 2012

Paes: "Vamos consolidar o Rio de Janeiro como destino de qualidade"

Por: Rafael Massadar

Eduardo Paes, prefeito reeleito da cidade do Rio de Janeiro

"O mais importante da Jornada Mundial da Juventude, da Copa das Confederações, da Copa do Mundo e das Olimpíadas é consolidar a cidade do Rio de Janeiro como um destino de qualidade". Assim, o prefeito reeleito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, resumiu a importância de grandes eventos para o Turismo da capital fluminense.

Ele destacou os investimentos realizados na sua gestão e a importância dos grandes eventos esportivos no Rio de Janeiro. "É uma oportunidade única para a nossa cidade. Temos como mudar a história de anos de descaso. A Copa do Mundo e as Olimpíadas são capacitadoras de investimentos. E nesse ponto estamos aproveitando para melhorar nossos indicadores nas áreas de saúde, educação e segurança pública", disse.

O Rio de Janeiro se destaca entre as cidades-sede da Copa de 2014 que estão recebendo investimentos na infraestrutura para o transporte. O governo federal disponibilizou cerca de R$ 30 bilhões para melhorar o trânsito e a qualidade do transporte coletivo nas grandes cidades.

"A mobilidade urbana do Rio se dá pela construção de vias só para ônibus, investimentos no metrô e trens e o tempo de locomoção será reduzido nos quatro corredores que estão sendo construídos. Cerca de dois milhões de passageiros vão usar o serviço. A meta é dobrar o número de usuários do transporte público até 2025. O prazo final para entrega das obras é a Olimpíada de 2016", explicou o prefeito.

Com a linha expressa BRT Transoeste já em funcionamento e a Transcarioca e a Transolímpica com obras adiantadas, apenas a linha Transbrasil ainda não começou a ser construída, o que está previsto para acontecer em junho de 2013.

“Há dois anos e meio ninguém imaginaria que estivéssemos com algumas obras tão avançadas. Já viabilizamos a linha Transoeste e a conclusão dos demais BRTs está em andamento. Assim como outras intervenções, caso do Porto Maravilha, que contará com os Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). E o Estádio Maracanã que está com mais de 50% das obras concluídas", afirmou Eduardo Paes.

O prefeito também comentou sobre três decretos com isenção fiscal para benefícios ao setor hoteleiro e outras áreas com vistas à realização da Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016. Na ocasião; Eduardo Paes confirmou que para a área do Porto Maravilha estão autorizadas as construções de apart hotéis. Também os bairros do Leme e Copacabana ganham novos gabaritos. "Estas medidas são para incentivo ao setor hoteleiro, assim como a Parceria Público Privada no valor de R$ 8 bilhões para o Porto Maravilha"; explicou.

O pacote de incentivos fiscais inclui a instalação de novos hotéis com isenção de IPTU durante a construção dos estabelecimentos e redução da alíquota do ICMS para 0,5% para serviços voltados para essas obras. A compra de terrenos também terá isenção de ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis).

Além de benefícios fiscais, o pacote da Copa e das Olimpíadas libera algumas áreas da cidade para a construção de empreendimentos hoteleiros, como as avenidas das Américas, Ayrton Senna e Salvador Allende, na Barra da Tijuca, e áreas dos bairros do Alto da Boa Vista, Guaratiba, Ilha do Governador e Flamengo, entre outros. Para incentivar novos hotéis nos bairros de Copacabana e Leme, parâmetros urbanísticos foram alterados. Ainda será permitido construir apart-hotéis no Centro e na área portuária.
Fonte:http://www.mercadoeeventos.com.br/site/Noticias/view/89288

Nenhum comentário:

Postar um comentário