Rio de Janeiro - A Financiadora de Estudos e
Projetos (Finep), empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência,
Tecnologia e Inovação (MCTI), promoveu segunda-feira (1º) à noite, em
sua sede, no Rio de Janeiro, o primeiro seminário de uma série sobre
economia criativa do carnaval. Durante o evento, foi apresentado o
projeto do Portal do Carnaval, cujo lançamento deverá ocorrer no
carnaval de 2013.
Idealizado pelo professor Jair Martins de Miranda, do Centro de
Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de
Janeiro (Unirio), em parceria com a Associação das Mulheres
Empreendedoras do Brasil (Amebras), o Portal do Carnaval é resultado de
um edital público da Finep e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e
Pequenas Empresas (Sebrae), dos quais recebeu R$ 400 mil.
O seminário vai colher informações para o conteúdo do portal, disse
Jair de Miranda à Agência Brasil. "A gente começa esses seminários
tentando mapear a cadeia produtiva do carnaval, que envolve desde a
criação, a produção, até a comercialização dos produtos do carnaval". No
primeiro encontro, o debate versará sobre a parte criativa da festa,
envolvendo os agentes que trabalham na criação do espetáculo, entre os
quais os carnavalescos e coreógrafos.
O portal será uma espécie de rede social de profissionais,
empreendedores e instituições vinculadas à cadeia produtiva do carnaval
no estado do Rio de Janeiro. Na prática, enfatizou Miranda, "o portal
se propõe a ser um grande balcão de emprego e negócios, mapeando todos
os profissionais e atividades, oferecendo demanda e procura desses
profissionais".
A Amebras participa do projeto trabalhando na capacitação dos
profissionais. "A gente está oferecendo mais uma ferramenta de
capacitação e gestão", disse o professor. O segundo seminário da série
vai tratar da produção no carnaval e está programado para o próximo dia
26. O terceiro encontro, previsto para 19 de novembro, abordará a
comercialização, difusão e consumo de produtos carnavalescos.
Com base na sondagem Economia do Carnaval, do Sebrae do Rio de
Janeiro (Sebrae/RJ), que mapeou a cadeia produtiva da festa, Jair de
Miranda informou que circulam nos festejos de Momo em torno de R$ 1
bilhão. "Ele [carnaval] potencializa essa circulação de recursos por
outros segmentos, como o turismo e a indústria de bebidas. Faz a cidade
arrecadar muitos impostos em tudo que ele provoca".
Cerca de 760 mil pessoas trabalham no carnaval, seja nos barracões,
nos ateliês localizados em casa ou nas escolas de samba, e durante o
período carnavalesco, nos locais de desfiles, disse o professor da
Unirio. "É uma diversidade muito grande de profissionais trabalhando por
causa do carnaval".
Embora esse seja o primeiro edital da Finep para apoio direto ao
carnaval, a economia criativa como um todo vem merecendo atenção da
agência de fomento do MCTI que, desde 2009, oferece debates públicos
sobre personagens e sambistas de desfiles inovadores do carnaval do Rio
de Janeiro, por meio do projeto Escola de Inovação.
O curador do projeto, Fábio Torres, disse à Agência Brasil que o
carnaval não é construído em apenas uma semana. "Na verdade, ele envolve
artesãos, setores de arte e tudo o mais. Essa estrutura não acaba na
quarta feira de cinzas. Pelo contrário. Para muita gente, é ali que ele
começa".
Fábio Torres disse ainda que o carnaval do Rio iniciou práticas
sustentáveis por meio da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel. "Ela
pratica critérios de sustentabilidade nos seus materiais". Devido ao
fato, a escola participou do estande da Finep na Conferência das Nações
Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada em junho
deste ano, no Rio.
O próximo evento da Escola de Inovação ocorre no dia 7 de novembro e
prestará homenagem ao carnavalesco Joãozinho Trinta, um dos responsáveis
pela modernização do carnaval carioca, morto em dezembro do ano
passado.
Fonte:http://www.portugaldigital.com.br/turismo/ver/20072232-rio-de-janeiro-tera-portal-do-carnaval-para-incentivar-negocios
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