quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Rio de Janeiro sedia Congresso de Educação Turística

Tendo como tema central “O Impacto dos Grandes Eventos no Turismo”, o 22º Congresso da Confederação Panamericana de Escolas de Hotelaria, Gastronomia e Turismo (CONPEHT) abre espaço para importantes discussões no setor. O evento, que vai acontecer entre os dias 14 e 18 deste mês no Centro de Convenções SulAmérica, Rio de Janeiro, terá a participação de renomados especialistas internacionais e brasileiros. O Congresso CONPEHT é organizado pela Facha – Faculdades Integradas Hélio Alonso.

A abertura vai reforçar o bom momento que o Brasil vive como palco de importantes acontecimentos mundiais. Sabendo que o mercado de eventos constitui uma das principais forças econômicas da atividade turística em todo o mundo, convidados das três esferas governamentais e do Comitê Rio 2016 mostrarão suas visões sobre o Brasil na Rota dos Grandes Eventos. A discussão se dará em torno da capacidade que este mercado tem em mobilizar os mais variados setores da indústria, comércio e dos serviços, possibilitando também a geração de empregos diretos e indiretos.

A partir daí, começam os painéis mostrando os desafios e desdobramentos que estes eventos deverão trazer para a cidade do Rio de Janeiro e também para o País sob os mais diferentes prismas: sociais, econômicos, urbanos e principalmente turísticos. Com isso, no dia 15, o presidente da Confederação Nacional do Turismo (México), Miguel Torruco, e o presidente da Federação Nacional de Hospedagem e Alimentação (FNHA), Alexandre Sampaio, debatem sobre os desafios da hotelaria diante dos megaeventos. No tema seguinte, a presidente do Conselho Pedagógico na Universidade do Algarve (Portugal), Claudia Almeida, vai falar sobre transporte aéreo e infraestrutura aeroportuária, com a participação de José Wilson Massa (consultor em gestão de aeroportos) e Respício Espírito Santo (Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Estratégicos e de Políticas Públicas em Transporte Aéreo).

Para fechar o dia, dois outros temas de importância macro serão abordados. São eles: a movimentação da economia através dos grandes eventos; e as políticas de segurança para grandes eventos. O primeiro ficará a cargo do chileno Daniel Meyer e do coordenador de Turismo da FGV, Roberto Pascarella, e o segundo terá a participação do comando da segurança pública do Estado: Delegado Roberto Alzir, Coronel Rogério Seabra, tendo como mediador o Coronel Frederico Caldas e a participação do prof. Bayard Boiteaux.

No dia 16, os estudantes terão a possibilidade de assistir a palestras como: o legado dos megaeventos; os megaeventos como uma estratégia de posicionamento das metrópoles em um mundo globalizado e Turismo de eventos: competitividade dos destinos. Leonardo Boto, secretário Executivo do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (Inprotur), Paulo Senise, superintendente-geral do Rio Convention e Visitors Bureau, Luis Barreto, diretor-presidente do Sebrae, e a presidente da Associação Brasileira de Gestores de Viagens Corporativas (Abgev), Vivianne Martins, estão entre os palestrantes.

CO
 
Fonte:http://www.brasilturis.com.br/noticias.php?id=5333&noticia=rio-de-janeiro-sedia-congresso-de-educacao-turisti

Nenhum comentário:

Postar um comentário