quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Rio de Janeiro debate ações de proteção ao turista

A reunião do Comitê Técnico de Consumo e Turismo do Ministério da Justiça realizada hoje, dia 3, na sede da Secretaria de Estado de Turismo, discutiu ações de proteção ao turista e ainda propostas de preparo à ações para prevenir eventuais conflitos de consumo e estabelecer procedimentos de contingenciamento e solução de demandas. Na reunião foram tratados temas como hospedagem, transporte urbano, terrestre e aéreo, serviços de bares e restaurantes, dentre outros. Segundo a secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira, o objetivo é formar uma rede de sinergia entre as entidades envolvidas na atividade turística.

“Vivemos um momento peculiar na defesa do consumidor com a criação de várias ações, comitês e câmaras que auxiliam no trabalho. A proteção ao consumidor é cada vez mais importante, já que a imagem que o consumidor turista tem do lugar que visita está intimamente ligada ao tipo de serviço que ele recebeu. A Copa de 2014 será uma grande oportunidade para o Brasil divulgar a qualidade de seus serviços e o respeito ao consumidor”, disse Juliana.

O encontro contou com a participação de membros do Comitê Técnico, representantes do mercado de turismo e órgãos de defesa do consumidor. Para o Secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro, a iniciativa do Ministério da Justiça, ao realizar as reuniões nas cidades sede da Copa 2014, é louvável. “A Setur-RJ tem certeza que o bom atendimento é a ferramenta que falta para que o Estado do Rio de Janeiro se torne, definitivamente, uma potência mundial no segmento turístico”, disse Ronald.

O secretário também lembrou que o PIT (Programa Integrado do Turismo), criado e coordenado pela secretaria, já faz esse trabalho de apoio ao turista, uma vez que o programa integra todas as entidades envolvidas na recepção, atendimento, deslocamento e proteção ao turista. “Com a parceria do Comitê Técnico de Consumo e Turismo do Ministério da Justiça ampliaremos o trabalho”, finalizou.

“Como órgão do Governo Federal, responsável pela promoção turística do Brasil no mercado internacional, entendemos que a qualidade do atendimento aos turistas irá impactar diretamente na imagem que o visitante estrangeiro levará do país depois dos grandes eventos. Neste sentido, acreditamos que iniciativas preventivas para garantir o direito desses consumidores resultarão em resultados do legado da Copa do Mundo de 2014”, disse o assessor da Presidência da Embratur, Leandro Garcia.

Garcia ainda ressaltou que, para a Copa do Mundo, são esperados 600 mil turistas estrangeiros e 3 milhões de visitantes brasileiros, que irão gerar uma receita de R$ 25 bilhões somente no período do evento. “Os grandes eventos esportivos irão contribuir para que superemos a marca de 10 milhões de turistas estrangeiros no Brasil em 2020”, disse ainda.

Durante a reunião, Juliana Pereira destacou os três pilares importantes para que o turista se sinta bem acolhido e com desejo de retornar ao destino: qualidade, transparência e bom atendimento. Lembrou, ainda, a importância de conhecer as competências e atribuições de cada um dos envolvidos na atividade turística para que as ações sejam feitas de forma integrada e da maneira mais rápida possível, diminuindo a insatisfação do consumidor turista.

Fizeram parte da pauta da reunião o diagnóstico dos serviços tais como hospedagem; locais de retirada de ingressos; alimentação e bebidas; transporte urbano e interestadual; e transporte aéreo. O segundo ponto debatido fez referência aos procedimentos de contingenciamento como pontos e fluxos de atendimento ao consumidor turista, implantação do livro de reclamações e identificação dos responsáveis em cada órgão público e associações do mercado. O terceiro item abordado foram as ações de formação e educação que incluem a elaboração de material educativo voltado para os consumidores turistas em três idiomas (português, espanhol e inglês). Por último foi discutida a criação da Câmara Técnica de Consumo e Turismo do Rio de Janeiro com o objetivo de elaborar e implementar as ações no âmbito local.

O Comitê Técnico de Consumo e Turismo do Plano Nacional de Consumo e Cidadania - Plandec foi criado pela presidenta Dilma Rousseff em março desse ano e é coordenado pelo Ministério da Justiça e tem como membros o Ministério do Turismo, Secretaria de Aviação Civil, Ministério da Saúde, Ministério dos Transportes, Embratur, Anac, Infraero, ANTT e Anvisa.

Fonte:http://www.brasilturis.com.br/noticias.php?id=13155&noticia=rio-de-janeiro-debate-acoes-de-protecao-ao-turista

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