sábado, 22 de outubro de 2011

Turismo no Brasil continuará crescendo, diz Abav

RIO - O presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav), Carlos Alberto Ferreira, acredita que o turismo no Brasil continuará crescendo nos próximos anos baseado no mercado interno, mesmo com a crise econômica que diminui a entrada de turistas estrangeiros no país. Para Ferreira, o grande problema do setor no Brasil é a falta de infraestrutura de transportes.

"O objetivo maior de internacionalização da feira esbarra na crise mundial, mas o bom momento que o Brasil vive, com os brasileiros viajando mais, faz também com que o turista brasileiro seja valorizado lá fora", afirmou Ferreira. Segundo ele, "esses países estão vindo aqui tentar se mostrar para os brasileiros e para os agentes de viagem".

A feira da Abav, que aconteceu esta semana no Rio, reuniu este ano 823 expositores de 45 países. Para Ferreira, "nesse aspecto [a feira] manteve-se mais ou menos como no ano passado", disse.

Ferreira considera animadoras as perspectivas para o setor de turismo no Brasil nos próximos anos. "O turismo já começa a ser um produto de prateleira para ser vendido, já é sonho de consumo de uma parcela grande da população brasileira", afirmou o presidente da Abav, destacando novos incentivos e melhores condições de parcelamento de gastos com turismo como pontos positivos para o crescimento do setor.

"Tem 40 [milhões] a 50 milhões de brasileiros viajando e que não viajavam", disse, referindo-se à ascensão econômica da classe C. Além disso, 5 milhões de turistas estrangeiros visitam o Brasil por ano.

Segundo o presidente da Abav, a valorização do real, os gargalos do setor aéreo e a grande distância da América do Norte e da Europa, os dois maiores mercados consumidores de turismo, dificultam o aumento do volume de turistas estrangeiros no Brasil.

"Se houvesse uma melhor infraestrutura no país, acho que seria mais fácil os brasileiros viajarem pelo Brasil, talvez mais barato também", disse. De acordo com ele, os problemas nos aeroportos, portos e estradas precisam ser superados "não por causa dos grandes eventos [que o Brasil vai receber nos próximos anos], mas por causa do momento positivo para o brasileiro. Hoje já tem obras que seriam necessárias por causa do movimento atual", afirmou.

(Guilherme Serodio / Valor)

Fonte: http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2011/10/21/turismo-no-brasil-continuara-crescendo-diz-abav.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário