terça-feira, 27 de maio de 2014

Rio deve movimentar mais de R$1 bi durante a Copa, diz Prefeitura

Mariucha MachadoDo G1 Rio
Rio terá postos de informações temporários durante a Copa (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)Rio terá postos de informações temporários durante a Copa (Foto: Divulgação/Prefeitura do Rio)







A Prefeitura do Rio apresentou nesta terça-feira (27) o planejamento para receber os turistas e a imprensa durante a Copa do Mundo - que será realizada entre os dias 12 de junho e 13 de julho. Segundo o secretario municipal de Turismo, Antonio Pedro Figueira de Mello, cerca de 400 mil turistas estrangeiros vão estar na cidade durante o Mundial. A previsão é que a movimentação econômica supere R$1 bilhão.
"A cidade do Rio foi procurar a alma da Copa do Mundo, que é o Internacional Broadcast Center (IBC). Essa é uma conquista da prefeitura, para que o centro de mídia estivesse aqui na cidade. Cerca de 18 mil jornalistas vão estar baseados aqui", afirmou o secretário. O IBC vai começar a funcionar na segunda-feira (2).
A previsão da Prefeitura do Rio é que além dos turistas estrangeiros, cerca de 450 mil turistas nacionais visitem a cidade durante a Copa.
Atendimento ao turista
Depois da JMJ e da Copa das Confederações, o Rio passou a ter 14 postos de informações, informou Antonio Pedro. Em 2009, a cidade tinha apenas dois. Além destes postos - Copacabana, nos aeroportos, na Barra da Tijuca, Leblon, Urca, rodoviária - a prefeitura do Rio afirmou que terá uma operação especial com novos 17 postos temporários - no Riocentro, Forte de Copacabana, hotel Fasano, em  sete estações do metro, BRT Vicente de Carvalho, BRT GIG1, BRT GIG2 , BRT Alvorada e três no estádio do Maracanã.
Além das pessoas que já estão alocadas nos quiosques, 150 agentes de informações bilíngues vão atuar nos principais pontos turísticos da cidade. Mil e quinhentos voluntários como agentes de informações vão auxiliar na mobilidade.
Pontos turísticos
De acordo com o secretario de Turismo do Rio, as filas nos pontos turísticos serão inevitáveis. "Longas filas nos teremos com certeza, como qualquer ponto turístico de grande interesse. O que precisa ter é um ordenamento melhor e mais informações. Estamos trabalhando para isso", concluiu Antonio Pedro.
Sinalização
A RioTur vai sinalizar todos os acessos no entorno do Maracanã. Segundo o secretario, 3,7 mil placas serão instaladas para orientar os torcedores que vão assistir aos jogos no estádio. "Mais da metade que vai assistir aos jogos no Maracanã não são daqui. Essas sinalizações vão estar também nos aeroportos, rodoviárias, BRTs", afirmou Antonio Pedro.
O secretario ressaltou ainda que os taxistas que trabalham na cidade, cerca de 32 mil, vão receber material que vai facilitar a comunicação com os estrangeiros. "Tem palavras fáceis, dicas fáceis, para eles se comunicarem", disse Antonio Pedro.
O turista poderá contar também com a ajuda do hotsite Copa do Mundo dentro do site Rio Guia Oficial com informações em inglês, espanhol e português.
"O Rio não é a Suíça, sabemos os problemas que tem. Mas estamos trabalhando para receber os turistas e a imprensa da melhor forma. O nosso planejamento é para cativar o turista. O número de agentes é semelhante ao do carnaval, o que difere é a localização deles", afirmou o secretário.
Rio Walking Tours
Quem tiver interesse poderá fazer guias gratuitos e pé guiados pela cidade. Eles serão oferecidos em português, inglês e espanhol. Antonio Pedro informou que serão 90 saídas.
Fonte:http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/05/rio-deve-movimentar-mais-de-r1-bi-durante-copa-diz-prefeitura.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário