quarta-feira, 21 de maio de 2014

Seminário Turismo Brasil

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e o jornal O Globo promovem, no próximo dia 26, o Seminário Turismo Brasil – Balanço Pré-Copa do Mundo, os Grandes Eventos e as Perspectivas para o País. O seminário, a ser realizado no Hotel Windsor Atlântica, em Copacabana, Zona Sul do Rio, contará com a participação do ministro do Turismo, Vinicius Lages, outros representantes do Poder Público e de entidades do setor, empresários e executivos dos segmentos de hotelaria, agências e operadoras de turismo, assim como os principais organizadores de eventos. O objetivo é discutir as oportunidades e as perspectivas que se apresentam para que o Brasil efetivamente ganhe competitividade e amplie a sua participação como destino turístico a partir da realização dos grandes eventos como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos de 2016.



De olhos abertos para o Brasil

O Brasil registrou, em 2013, seis milhões de visitantes. A expectativa é a de receber, apenas com a Copa do Mundo, cerca de 600 mil turistas, o que poderá resultar em um recorde de visitação em 2014: 7 milhões de pessoas. O Fórum Econômico Mundial aponta o Brasil como a sexta maior potência do turismo, com 200 milhões de viagens internas e 70 milhões de brasileiros viajando todos os anos. No ranking mundial, organizado pela Associação Internacional de Congressos e Convenções, ICCA, o Brasil ocupa sétima posição na realização de eventos turísticos.


Experiências anteriores

O País baseia sua crença de que está preparado para receber os turistas nacionais e estrangeiros no sucesso de grandes eventos anteriores, como a Rio+20, a Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações. O GP Brasil da Fórmula 1, em 2013, foi escolhido o mais bem organizado em uma eleição feita com as 11 equipes que disputaram o mundial. Essa confiança parte também da premissa de que, todos os anos, algumas das cidades brasileiras recebem público equivalente ao esperado para a Copa do Mundo: réveillon do Rio de Janeiro (dois milhões de pessoas); Círio de Nazaré, em Belém do Pará (dois milhões); carnaval da Bahia (690 mil); Festival de Parintins, no Amazonas (100 mil); GP Brasil de Fórmula 1, em São Paulo (100 mil).

GANHOS DE COMPETITIVIDADE NO CENTRO DOS DEBATES

As medidas necessárias para reduzir gargalos e ampliar a competitividade do Brasil no setor de turismo estarão no centro dos debates do seminário Seminário Turismo Brasil – Balanço Pré-Copa do Mundo, os Grandes Eventos e as Perspectivas para o País. Um dos objetivos do evento é discutir soluções para questões relevantes, como aquelas de natureza tributária, de infraestrutura e de mão de obra, que resultem, efetivamente, em ganhos de competitividade para o País. De acordo com dados da Embratur, o Brasil representa 1% do turismo mundial.


O ministro do Turismo, Vinicius Lages, participará da abertura do encontro e apresentará um balanço do que classifica como o primeiro ciclo de desenvolvimento da economia do turismo, inaugurado com a criação da pasta, em 2003, e anunciará as políticas e diretrizes para o ciclo que, segundo ele, se inicia em 2014. Entre as novidades, estímulos ao setor e a elaboração de um estudo que pretende quantificar o impacto do turismo na economia com um todo.


Turismo de eventos

Levantamento da Fundação Instituto de Pesquisa Econômica Fipe/USP revelou que, apenas o evento-teste, a Copa das Confederações, ano passado, movimentou R$ 20,7 bilhões, agregou R$ 9,7 bilhões ao Produto Interno Bruto brasileiro e gerou 303 mil empregos.

Dos turistas internacionais que estiveram na Copa das Confederações, 75% afirmaram que desejam voltar para a Copa do Mundo, segundo a Fipe/USP. Com 18 mil jornalistas credenciados, de cerca de 500 emissoras, os jogos da Copa serão assistidos por mais de três bilhões de pessoas de todo o mundo.

Fonte:http://oglobo.globo.com/projetos/seminarioturismobrasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário