Desde o início de 2011, quando foi estabelecido um voo direto entre Moscou e o Rio de Janeiro – descontinuado alguns meses depois-, inúmeras iniciativas do setor público e privado brasileiro miram o turista russo.
Quem entrou entre abril e maio em um dos trens expressos que viajam a cada meia hora para os três principais aeroportos da capital russa – Sheremetevo, Domodêdovo e Vnúkovo - pôde assistir, durante boa parte do percurso, a vídeos de promoção turística do Brasil nas TVs ali instaladas. A veiculação do material foi parte de uma ação da embaixada brasileira na Federação Russa e premiou cinco russos com passagens aéreas e estadia em Fortaleza e no Ceará com direito a acompanhante.
“Esses trens carregam literalmente milhões de passageiros toda semana e são exatamente nosso público alvo, ou seja, pessoas que viajam de avião, pela razão que seja - turismo, trabalho etc.”, explica o segundo secretário da embaixada, Danilo Teófilo.
Como parte da campanha, nos seis primeiros meses do ano foram criados websites, implementadas ações publicitárias e realizado um evento de encerramento em um restaurante panorâmico de Moscou.
A estudante Elena Gumarova, 23, uma das contempladas, conhecia o país só por meio das novelas transmitidas a partir dos anos 90 na Rússia. “Talvez tenha sido então que nasceu o sonho de muitos telespectadores russos de visitarem o ensolarado Brasil”, diz Elena, que levou a irmã Svetlana, 25, como acompanhante na viagem.
Mercado promissor
Com um total anual de cerca de 5 milhões de visitantes, o Brasil conta com a Argentina, os Estados Unidos e a Itália como principais emissores de turistas para o país, segundo dados do Departamento de Polícia Federal e do ministério do Turismo. Em 2009, segundo relatório conjunto dos dois órgãos, esses países enviaram ao Brasil, respectivamente, 25%, 12% e 5% do total de turistas recebidos naquele ano. A Rússia, porém, não figura no ranking, que lista apenas os 16 maiores emissores mundiais.
Fonte: http://gazetarussa.com.br/articles/2011/11/13/russos_na_mira_do_turismo_brasileiro_12773.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário