terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Bares antigos viram Patrimônio Cultural

Para valorizar os bares da cidade, o prefeito Eduardo Paes decidiu transformar 12 deles em Patrimônio Cultural Carioca: Café Lamas, Bar Luiz, Nova Capela, Restaurante 28, Casa Paladino, Adega Flor de Coimbra, Armazém do Senado, Bar Brasil, Bar Lagoa, Cosmopolita, Adega Pérola e Armazém São Thiago - mais conhecido simplesmente como Bar do Gomez.

O subsecretário municipal de Patrimônio Cultural, Washington Fajardo, afirma que os bares marcam a identidade do carioca.

"Nós entendemos que os botequins são uma grife do Rio. Eles fazem parte da cultura da cidade assim como os cafés em Paris e os pubs em Londres. A valorização dos botequins atrai ainda mais o interesse da população e dos turistas. E ajuda na briga pela sobrevivência do negócio" explica Fajardo.

Segundo ele a prefeitura vai fazer um estudo para determinar o que caracteriza um bar tradicional. Entre as questões, estão detalhes como elementos arquitetônicos, formato do cardápio e até mesmo a maneira de retirar chope dos barris.

Encontro debate bares

O decreto que transformou os bares em Patrimônio Cultural foi publicado no "Diário Oficial" ontem, quando começou, na Estudantina, o 1º Seminário Internacional de Bar Tradicional.

O encontro vai discutir iniciativas para garantir a sobrevivência desse tipo de negócio. Entre os debates estão até a diferença entre um pé-sujo e um pé-limpo.



Paladino é referência de bar tradicional por chope e sanduíches

angelo cuissi/destak

(da redação)

Fonte: http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?eid=2085&id=49,118821

Nenhum comentário:

Postar um comentário